Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PGR apresenta parecer contra Adin que questiona gratuidade da emissão da 1ª via do RG

    Publicado por Última Instância
    há 11 anos

    O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) parecer pela improcedência da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4825 proposta pelo governador do estado de Mato Grosso do Sul. A ação questiona a Lei nº 12.687/2012, que trata da gratuidade da expedição da primeira via da carteira de identidade.

    De acordo com o governador, a norma viola os artigos constitucionais 1º, caput; 18, caput; 25, parágrafo 1º; 60, parágrafo 4º, inciso I; 151, inciso III; 165, parágrafo 6º e 167, incisos I e II. Segundo ele, há intervenção da União nas competências do estado de Mato Grosso do Sul, pois a taxa cobrada para emissão da primeira via da carteira de identidade tem natureza tributária estadual.

    O governador ainda sustenta que o caso não se enquadra nas hipóteses de isenções heterônomas constitucionalmente permitidas. Para ele, a desoneração pode desestruturar o planejamento orçamentário e afrontar a autonomia dos entes.

    A Procuradoria Geral da Re...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-apresenta-parecer-contra-adin-que-questiona-gratuidade-da-emissao-da-1-via-do-rg/100464828

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)