Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PGR: decretos sobre banco de dados cadastrais de sindicatos são constitucionais

    De acordo com o parecer enviado ao STF, as normas impugnadas não exigem autorização do Estado como condição para fundar sindicato

    há 11 anos
    O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, opinaram pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4738, proposta pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), no Supremo Tribunal Federal (STF), contra o art. , IV, do Decreto 7.674/2012, e o art. 38, IV, do Decreto 7.675/2012. A ação argumenta que a legislação infraconstitucional não pode exigir autorização do Estado para fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente.

    De acordo com o dispositivo do Decreto 7.674/2012, compete ao órgão central do Subsistema de Relações de Trabalho no Serviço Público Federal (SISRT) “organizar e manter atualizado cadastro nacional das entidades sindicais representativas de servidores públicos federais”. A norma do Decreto 7.675 determina, por sua vez, que compete à Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRTSP) “organizar e manter atualizado cadastro nacional das entidades sindicais representativas de servidores públicos federais da administração pública federal direta, suas autarquias e fundações”.

    Segundo o parecer do MPF, a Constituição Federal (CF) consagra o princípio da liberdade sindical, determinando a liberdade de fundação de sindicato, com a ressalva de que a lei poderá exigir registro no órgão competente. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), recepcionada pela CF, aponta o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como o órgão competente para registrar as entidades sindicais. “Tal competência não restou alterada pelos dispositivos impugnados, que não tratam de registro de entidades sindicais, mas sim da organização e atualização de cadastro nacional de sindicatos representativos de servidores públicos federais”, explica.

    Para o MPF, o referido cadastro é, na verdade, um banco de dados que reúne e disponibiliza informações sobre as entidades sindicais registradas perante o MTE, permitindo que se verifique a situação cadastral de todos os sindicatos, federações e confederações registrados. A manifestação esclarece que o registro sindical e a inclusão de dados são atos que não se confundem.

    Lei aqui a íntegra do parecer.


    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria Geral da República
    (61) 3105-6404/6408
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-decretos-sobre-banco-de-dados-cadastrais-de-sindicatos-sao-constitucionais/157987585

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)