Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PGR pede que seis municípios demonstrem existência de plano para aplicação de verbas do Fundef

    Dodge reitera posicionamento de que é imprescindível a observância da previsão constitucional que vincula recursos do fundo à manutenção e desenvolvimento da educação básica

    há 5 anos

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (28), pedido de diligência em seis municípios sobre a situação de cada um para receber recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef, atual Fundeb). Os municípios de Alvorada Gurguéia (PI), Apicum-Açu (MA), Codó (MA), Gonçalves Dias (MA), Pinheiro (MA) e São Miguel da Baixa Grande (PI) devem demonstrar a efetiva existência de plano para a aplicação das verbas do fundo, garantidas por decisão transitada em julgado em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). O pedido é um aditamento de manifestação anterior da PGR na Suspensão de Tutela Antecipada (STA) 865, na qual os municípios questionam decisão que impediu o acesso às verbas, após ação rescisória da União para suspender a eficácia da decisão.

    No documento, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, explica que a obtenção das informações solicitadas aos municípios é indispensável para a aferição da presença dos requisitos autorizadores da medida de contracautela reivindicada, “tendo em vista que a alegada lesão à ordem e à economia públicas somente pode ser constatada caso os municípios possuam, de fato, uma proposta concreta para a aplicação das verbas de complementação do Fundef às quais intentam ter imediato acesso, e que esteja prejudicada, neste momento, pela suspensão das execuções relativas ao acórdão”.

    No pedido, Raquel Dodge apresenta três perguntas que devem ser esclarecidas pelos municípios: se possuem conta corrente específica para depósito e movimentação exclusivamente de recursos do Fundef/Fundeb; se dispõem de plano para a aplicação dos valores de complementação do Fundef/Fundeb, reconhecidos judicialmente como devidos pela União, no desenvolvimento da educação fundamental; e se possuem dotação orçamentária própria suficiente para arcar com o pagamento dos honorários advocatícios contratados com os escritórios particulares de advocacia que os representam na execução da sentença da referida ação civil pública promovida em face da União.

    A procuradora-geral destaca que as diligências não modificam o entendimento já externado em manifestação anterior, em especial no ponto em que ressaltou a necessidade de os municípios brasileiros disporem das verbas reconhecidas na ação civil pública, a fim de investi-las, o quanto antes, no desenvolvimento e aperfeiçoamento das ações e serviços de educação. Dodge reitera o posicionamento de que é imprescindível a observância da previsão constitucional que vincula os recursos do Fundef/Fundeb à manutenção e desenvolvimento da educação básica.

    Íntegra da manifestação

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr
    instagram.com/mpf_oficial
    www.youtube.com/tvmpf

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-pede-que-seis-municipios-demonstrem-existencia-de-plano-para-aplicacao-de-verbas-do-fundef/714223639

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)