Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    PGR quer acelerar a captura e extradição de criminosos no âmbito do Mercosul

    Secretaria de Cooperação Internacional pediu agilidade na tramitação da proposta, que depende de aprovação pelo Senado

    há 6 anos

    A aprovação de um projeto de lei que irá simplificar e tornar mais eficiente o processo de extradição na área do Mercosul está entre os focos do trabalho que a Procuradoria-Geral da República (PGR) desenvolve no âmbito da cooperação internacional. Desde 2010, tramita no Senado Federal um PL que visa validar o texto do Acordo de Foz do Iguaçu, assinado pelo Brasil no mesmo ano, e que instituiu o Mandado Mercosul de Captura e Procedimentos de Entrega. Trata-se de um mecanismo legal que baseia-se no princípio do reconhecimento mútuo das decisões judiciais para acelerar a captura e a entrega de pessoas que cometem crimes ou infringem a lei nos países integrantes do bloco.

    Ainda em 2014, a PGR elaborou uma nota técnica sobre o instrumento e concluiu pela ratificação do acordo. O estudo considerou que a instituição do mandado simplifica os procedimentos e traz celeridade, proporcionando benefícios à pessoa envolvida, já que ela ficaria presa menos tempo para a verificação dos pressupostos de entrega. Atualmente, na maioria dos casos, o procedimento de extradição dura mais de dois anos. De acordo com o documento do MPF, a implementação do acordo exigirá ainda maior engajamento do Poder Judiciário, Ministério Público e demais operadores do direito sobre a proteção dos direitos fundamentais de investigados, acusados e sentenciados.

    O acordo de Foz do Iguaçu estabeleceu um mecanismo semelhante ao mandado de detenção europeu (European Arrest Warrant) que, desde janeiro de 2004, substituiu a extradição. O instrumento permite a entrega direta de procurados e foragidos, sem a fase política no procedimento de avaliação.

    Diálogo com o Senado - Na última quinta-feira, 26 de março, os procuradores da República Denise Neves Abade e Carlos Bruno Ferreira da Silva, que integram a Secretaria de Cooperação Internacional da PGR, visitaram a relatora do projeto, a senadora Ana Amélia Lemos, para falar sobre a importância da rápida aprovação do PL que ratificaria o Acordo de Foz do Iguaçu. “É muito importante que o Brasil aprove em seu parlamento a implementação do instrumento estabelecido no Acordo. Será um grande avanço para a processo de integração regional e na luta contra o crime organizado”, destacou Carlos Bruno.

    Na ocasião, eles ressaltaram ainda a urgência em colocar em funcionamento o Mandado Mercosul de Captura, devido à expansão do crime organizado nos países membros do Mercosul e a facilidade de trânsito de pessoas nos países do bloco. “Esse é um passo adiante na cooperação jurídica internacional que não pode ser ignorado. Precisamos edificar um espaço jurídico de justiça, liberdade e segurança no Mercosul, sempre com respeito aos direitos fundamentais e ao devido processo legal, tal como já se dá na União Europeia há quatorze anos”, ressaltou Denise Abade.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-quer-acelerar-a-captura-e-extradicao-de-criminosos-no-ambito-do-mercosul/561805038

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)