Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Piauí deixa lista negra do Siafi e pode receber repasse da União

    O ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Ação Cautelar (AC) 2284 , permitindo que o estado do Piauí tenha a inscrição suspensa do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Com a decisao, o estado deixa de ser considerado inadimplente até que o mérito da AC seja julgado pelo Supremo e, com isso, pode voltar a assinar convênios e a receber repasses da União.

    O motivo da inadimplência do Piauí seria a má administração de um convênio firmado com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) na gestão do ex-governador Francisco de Assis Moraes Sousa. Na decisão, Peluso disse que a Corte já decidiu em casos análogos, pela suspensão da inscrição de estados no Siafi, quando decorrente de atos praticados por ex-gestores faltosos que já não ocupem cargos na administração estadual, e desde que já instaurada tomada de contas especial.

    Ele entendeu que o caso apresentava a necessidade de liminar porque o Piauí estava impedido de assinar novos convênios e determinou que o problema no convênio da Funasa não seja obstáculo à liberação ou transferência de valores de qualquer natureza.

    • Publicações7608
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/piau-xed-deixa-lista-negra-do-siafi-e-pode-receber-repasse-da-uni-xe3-o/1633585

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)