Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Piauiense Roberto Freitas é indicado na lista sêxtupla para o STJ

    Publicado por OAB - Piauí
    há 15 anos

    O advogado piauiense Roberto Gonçalves de Freitas Filho foi o mais votado na tarde deste domingo (09/12), durante sessão plenária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília (DF), para a escolha dos seis nomes que serão encaminhados ao Superior Tribunal da Justiça, para a vaga de ministro, destinada à advocacia por conta do Quinto Constitucional e aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Antônio de Pádua Ribeiro.

    Roberto Freitas obteve 22 votos do Conselho, que é composto por mais de 80 integrantes. Além de Roberto, fazem parte da lisa sêxtupla da OAB Flávio Cheim Jorge (ES), Marcelo Lavocat Galvão (DF), Orlando Maluf Haddad (SP) e Cezar Roberto Bitencourt (RS). O sexto nome ainda não foi divulgado, pois a reunião ainda está acontecendo na sede da Ordem.

    Após a escolha, a lista será encaminhada ao STJ, que definirá três nomes para então encaminhar ao presidente Lula, que, por sua vez, escolherá o novo ministro e encaminhará seu nome para aprovação do Senado Federal.

    Roberto Freitas acompanhou a sessão, em Brasília, ao lado do presidente da OAB-PI, Norberto Campelo, do secretário-geral da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho. Os conselheiros federais piauienses Marcus Vinícius Furtado Coelho, William Guimarães e Reginaldo Furtado também votaram.

    Roberto disse que se sente muito honrado em estar representando o Piauí neste momento. "É um período de extrema realização pessoal e sei que é uma grande responsabilidade ser indicado para a lista sêxtupla. Agradeço a OAB-PI pelo esforço para aprovação de meu nome", disse o advogado. Norberto Campelo afirmou que o nome de Roberto mostra o prestígio que os advogados piauienses têm em nível nacional

    Esta é a segunda vez que Roberto Freitas passa pelo processo. Na primeira vez, logo aos a lista sêxtupla, conseguiu ser escolhido pelo STJ na lista tríplice que foi encaminhada ao presidente Lula, em maio de 2006.

    Roberto Freitas Filho tem 45 anos, nasceu em Teresina (PI). Bacharel pela Universidade Federal do Piauí, é pós-graduado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Exerceu os cargos de reitor da Escola Superior de Advocacia do Piauí (Esapi) e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. Atualmente, é defensor público no Estado e professor do curso de Direito da UFPI.

    Ass. de Comunicação

    Contatos com a imprensa: aldeiapi@uol.com.br

    • Publicações4440
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações407
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/piauiense-roberto-freitas-e-indicado-na-lista-sextupla-para-o-stj/380612

    Informações relacionadas

    Notíciashá 15 anos

    Supremo mantém decisão do STJ que rejeitou lista sêxtupla da OAB para vaga na Corte

    Desembargador Roberto Freitas Filho é o novo membro do TJDFT

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)