Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PJe é obrigatório em ações cíveis na Justiça Federal de Pernambuco

    há 10 anos
    O uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para propositura e tramitação de ações cíveis passa a ser obrigatório por determinação da Portaria nº 8/2014 da Direção do Foro. Assim, todas as demandas judiciais relativas a processos cíveis nas varas da Seção Judiciária de Pernambuco (SJPE) devem ser requeridas por meio da PJe, objetivando a celeridade dos trâmites processuais.

    Ainda de acordo com a portaria, algumas ações estão excetuadas da obrigatoriedade: as de Execuções Fiscais e as causas de competência dos Juizados Especiais Federais (JEFs), respectivamente por meio físico e pelo Sistema Creta. Fica facultada a utilização do sistema PJe para propor ações cíveis quando houver dependência do processo em tramitação, cuja inicial foi distribuída em meio físico, com exceção das ações das classes “Procedimento Ordinário” e “Mandado de Segurança”, cuja propositura é obrigatória através do sistema PJe.

    Cada subseção da SJPE possui um prazo para utilização do sistema. As varas instaladas no Recife devem adotar o procedimento a partir do dia 27 de janeiro de 2014, seguidas das Subseções Judiciárias de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, que acolhem o PJE a partir do dia 24 de fevereiro de 2014. As demais subseções (Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada) terão o procedimento implantado a partir de 24 de março de 2014.

    Regulamentação – Em 2010, o Ato nº 112/2010, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), estabeleceu o Sistema de PJe na 5ª Região, de forma não obrigatória. Somente em 2012, com a Resolução nº 16/2012, também do TRF-5, foi iniciada a obrigatoriedade de uso do sistema para as ações da classe “Procedimento Ordinário”. A partir de 2013, a Direção do Foro da SJPE instituiu a obrigatoriedade das ações cíveis paulatinamente:

    Ainda em 2012, a Direção do Foro disciplinou a utilização do sistema por meio da Portaria nº 182/2012, objetivando reduzir equívocos nas digitalizações e anexações de documentos, em prol da celeridade na prestação jurisdicional.

    Fonte: JFPE

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações786
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pje-e-obrigatorio-em-acoes-civeis-na-justica-federal-de-pernambuco/202965619

    Informações relacionadas

    Diego Carvalho, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de ação de restabelecimento de benefício (auxílio-doença), com pedido de antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional invocada

    Taysa Dornfeld de A Mendes, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Ação de Investigação de Paternidade cumulada com pensão alimentícia com Tutela de Urgência

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Preciso entrar com ação sobre meu auxílio emergênciAl que foi cortado continuar lendo