Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Planejamento esclarece motivos da greve de servidores da Universidade de Brasília

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Início Planejamento esclarece motivos da greve de servidores da Universidade de Brasília Enviado por Tereza Barbosa , qua, 10/03/2010 - 13:13 greves salários

    Da Agência Brasil

    Brasília - O Ministério do Planejamento informou hoje em nota que pagará a URP Unidade Referência de Preços - apenas aos servidores beneficiários de decisões judiciais na Universidade de Brasília, conforme determinação da área jurídica do governo federal. A suspensão do pagamento da URP foi o motivo da greve aprovada ontem na UnB.

    A nota explica que, ao contrário do que foi divulgado, a URP não é uma gratificação concedida aos servidores da UnB há mais de 20 anos, mas um índice econômico criado em 1987, para reajuste de preços e salários.

    Sua aplicação, num período em que a inflação chegava a 80% ao mês e preços congelados, levou a vários questionamentos judiciais.

    Segundo a nota, desde 1989 o índice, que era devido apenas aos servidores que recorreram à Justiça à época pedindo o pagamento de uma diferença de 26,05%, passou a ser pago por decisão administrativa, em 1991, a todos os servidores, como se fosse uma gratificação, inclusive a servidores recém aprovados em concurso.

    Posteriormente, o Ministério da Educação, 8nforma o Planejamento, determinou a anulação do ato e a devolução dos valores aos cofres públicos, com a o argumento de que a medida só poderia beneficiar um grupo de servidores e não terceiros, alheios à demanda. O pagamento, porém, foi mantido e entidades de servidores reivindicaram na Justiça que todos continuassem a receber os benefícios.

    O Tribunal de Contas da União (TCU), porém, considerou ilegal a incorporação dos 26,05%, mas os sindicatos impetraram ações contra a decisao no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2005.

    A nota esclarece que, como o tema é complexo e suscita dúvidas sobre o alcance das decisões judiciais, a posição final da área jurídica do governo federal foi encaminhada à UnB para regularizar os pagamentos referentes à URP até a data de fechamento da folha de pagamento do mês de março, cujo efeito financeiro se dará em abril de 2010.

    O Planejamento informa também que, como os servidores que hoje têm direito ao recebimento do índice são exclusivamente os beneficiários das reclamações trabalhistas e os beneficiários das liminares dos mandados de segurança em tramitação no STF, não há amparo judicial para a extensão do pagamento aos técnico-administrativos.

    Na internet, a UnB informou que a greve só termina se o Ministério do Planejamento suspender o corte da URP.

    • Publicações90686
    • Seguidores337
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planejamento-esclarece-motivos-da-greve-de-servidores-da-universidade-de-brasilia/2112154

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)