Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Plano Collor Rural

há 4 anos

Em março de 1990, período em que fora lançado o fatídico Plano Collor, o Banco do Brasil corrigiu todos os contratos de financiamento rural em vigência por índices que variavam entre 74,6% e 84,32%, sendo que, na época, o valor correto, que deveria ter sido aplicado, era de 41,28%.

Porém, foi movida uma ação civil pública buscando a devolução dessa diferença cobrada a maior; e o julgamento dessa ação beneficiou todos os produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, que possuíam financiamentos agrícolas (custeio, investimento), junto ao Banco do Brasil S/A, emitidos antes de março de 1990 e quitados ou renegociados após essa data, com correção monetária vinculada à caderneta de poupança.

Vale destacar que a ação pode ser demandada em face de um dos 3 (três) réus: Banco do Brasil, União ou Banco Central.

As últimas notícias acerca da ação são excelentes, pois o Banco do Brasil não obteve êxito em seus últimos recursos, julgados em 2020 e, com isso, em relação ao referido banco, a condenação restou consolidada. Além disso, a União tentou, liminarmente, suspender os processos em todo o país, mas esse pedido foi negado; com isso, está aberto o caminho para que os produtores busquem o seu direito!

Assim, para que se obtenha a restituição das diferenças do Plano Collor é necessário ingressar em juízo contra o Banco do Brasil, União ou Banco Central. O procedimento será de cumprimento de sentença (execução) e o produtor deverá comprovar o financiamento com o Banco do Brasil S/A à época.

A equipe do Garcia & Garcia Advogados Associados fica à disposição para esclarecimento de dúvidas, bem como para auxiliá-lo (a) a buscar a documentação e analisar se a ação é viável para você, pessoa física ou jurídica.

  • Sobre o autorTrabalhista, Cível, Previdenciário, Tributário, Seguros e Médico-Hospitalar.
  • Publicações121
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-collor-rural/873012114

Informações relacionadas

Dimas Moret, Advogado
Artigoshá 2 anos

Sabe o que é o Plano Collor Rural?

Advogado Atualizado
Artigoshá 3 anos

Como pedir a devolução dos valores do Plano Collor Rural

Ação para pedir revisão do Plano Collor 2 prescreve no fim do mês

Jamile Calado, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Petição Crédito Rural

Notíciashá 14 anos

STJ decide que bancos devem ressarcir perdas de planos Bresser, Verão e Collor

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)