Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Plantão Médico do TJBA garante rapidez nas decisões da área de saúde

    Criado como um instrumento de apoio, para auxiliar magistrados nas decisões liminares relacionadas à área de saúde, o Plantão Médico do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) se tornou um dos serviços de grande destaque do Judiciário baiano já no primeiro ano de funcionamento.

    O Plantão Médico foi instituído pelo Decreto Judiciário nº 287, de 14 de fevereiro de 2012, atendendo à Recomendação 31 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 30 de março de 2010, para a adoção de medidas, por parte dos Tribunais estaduais, para subsidiar os magistrados e demais operadores do Direito com informações especializadas, assegurando assim maior eficiência nas decisões judiciais que envolvem questões técnicas da área de saúde.

    Desde a implantação do projeto foram realizados, até o final do mês de dezembro do ano passado, 1441 atendimentos. As médicas plantonistas Jamile Ferraz, Balbina Lemos, Ana Virgínia Cavalcanti e Carla Sartori, todas especialistas em auditoria, são consultadas pelos magistrados sobre a pertinência técnica ou contratual de benefícios, medicamentos, procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e internações, relativos ao setor público (SUS) ou de saúde suplementar (planos de saúde). Baseados nas informações fornecidas pelas especialistas, o magistrado decide pela concessão ou não da liminar.

    A experiência do Plantão Médico foi tão positiva que o projeto passou a atender os magistrados 24 horas, todos os dias da semana. “No início as demandas eram tímidas e às vezes recebíamos apenas uma ligação por dia. Atualmente, recebemos de 12 a 15 ligações por dia, inclusive aos sábados e domingos”, revela a médica Jamile Ferraz, coordenadora do Plantão Médio.

    O projeto, além de agilizar o andamento da decisão judicial - já que o magistrado perdia muito tempo buscando informações para embasar a sentença - cria um ambiente tecnicamente seguro para a tomada da decisão.

    O serviço atua em conformidade com a lei e com a agilidade que, geralmente, as solicitações de liminares relacionadas às questões de saúde exigem. “A rapidez de uma decisão desse tipo pode fazer a diferença entre a vida e a morte do paciente”, acrescenta Jamile Ferraz.

    O projeto, vinculado à Presidência por meio da Assessoria Especial II - Assuntos Institucionais, chamou a atenção da Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Defensoria Pública e da Secretaria de Saúde do Estado. Juntas com o Plantão Médico do TJBA, essas instituições vão formar a Câmara de Resolução de Litígios na Área de Saúde (CRLS), uma câmara técnica para peneirar as questões que realmente necessitam de julgamento liminar, evitando assim a enorme demanda injustificada de casos de liminar médica.

    O atendimento do Plantão Médico é feito através dos telefones (71) 8225-0095 / 8224-0403 / 8175-6165 e pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

    Texto: Ascom

    • Publicações7019
    • Seguidores364
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações618
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plantao-medico-do-tjba-garante-rapidez-nas-decisoes-da-area-de-saude/100303998

    Informações relacionadas

    Aline Carneiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    MODELO Obrigação de fazer em face de plano de saúde com pedido liminar

    Patrícia Santiago , Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Ação Ordinária com Pedido de Tutela Provisória Antecipada Requerida em Caráter Antecedente. Modelo

    Feriado da Independência: ações contra planos de saúde predominaram no Plantão Judiciário

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação de obrigação de fazer com pedido de antecipação de tutela (plano de saúde)

    Cynara Almeida, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Plano de saúde não autorizou exame? Saiba o que fazer.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)