Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Plenário da Assembleia pode apreciar até 30 matérias na sessão desta terça-feira

    O plenário da Assembleia Legislativa pode apreciar até 30 matérias na sessão desta terça-feira (13). Entre elas, um veto total do Executivo e o projeto, também do governo do Estado, que modifica a lei que autoriza a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) a permutar imóvel com a Companhia Zaffari Comércio e Indústria, por área construída, sem torna de valor.

    Além dessas duas propostas, projetos do Judiciário, da Procuradoria-Geral de Justiça, da Mesa Diretora da AL, de deputados e de comissões podem ser votadas. A definição das matérias que serão efetivamente deliberadas ocorre no fim da manhã desta terça, durante a reunião de líderes.

    Veto TotalA Ordem do Dia da sessão começa pelo Veto Total do Executivo ao PL 181 2013, que tranca a pauta de votações desde o final de agosto. Aprovado em 21 de junho, o projeto do deputado Frederico Antunes (PP) visa a isonomia no tratamento tributário em operações com arroz, em casca ou beneficiado, canjica, canjicão e quirera. A medida possibilita as indústrias do arroz, que negociaram com a Fazenda dívidas anteriores e que estão em dia, terem acesso a programas de incentivo ao beneficiamento do produto.

    Na justificativa encaminhada à Assembleia, o governador José Ivo Sartori argumenta que a proposta de Frederico, ainda que meritória, deve ser vetada por razões de constitucionalidade. Segundo o texto, a matéria configura a interferência do Poder Legislativo na esfera de competências do Poder Executivo ao pretender alterar Lei Estadual que trata sobre o procedimento tributário administrativo e Lei que institui o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação e dá outras providências.

    FDRHA outra matéria que deve ser votada em plenário é o Projeto de Lei 182 2016, também do Executivo, que altera a Lei 14.397, de 30 de dezembro de 2013, que autoriza a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) a permutar imóvel com a Companhia Zaffari Comércio e Indústria, por área construída, sem torna de valor. Protocolada na Casa, em regime de urgência, no dia 31 de agosto, a matéria trancaria pauta a partir de 30 de setembro. Na semana passada, por solicitação do líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB), os líderes acordaram em publicar a matéria na Ordem do Dia, possibilitando sua apreciação em plenário já na sessão desta terça-feira.

    Conforme a justificativa da matéria, são duas as modificações propostas no texto. A primeira é a correção de equívoco que constou da lei autorizando entidade da administração indireta, a FDRH, que não é a legítima proprietária do imóvel,, já que o bem a ser permutado é de propriedade do Estado do Rio Grande do Sul, que é pessoa jurídica distinta da Fundação.

    A outra é a modificação do bem a ser recebido pelo Estado na permuta: a intenção, com a nova redação, é que, em troca do imóvel da FDRH, a Companhia Zaffari Comércio e Indústria edifique prédios novos, que atendam aos projetos elaborados pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), para servirem como unidades prisionais. Na proposta original, os prédios a serem construídos seriam para uso administrativo. Segundo o líder do governo, a expectativa é que, com a aprovação da matéria e a efetivação da permuta, sejam abertas 1000 novas vagas no sistema prisional gaúcho.

    Caso Jardel Além das 30 proposições, consta na Ordem do Dia o PR 16 2016, da Comissão de Ética Parlamentar, declarando a perda do mandato parlamentar do deputado Mário Jardel (PSD). Sua apreciação, no entanto, está suspensa por determinação judicial. A Procuradoria da Assembleia Legislativa continua aguardando a publicação do acórdão do Tribunal de Justiça do RS a respeito do caso, julgado pelo Órgão Especial do TJRS em 15 de agosto, para avaliar as alternativas a serem adotadas no andamento do processo.

    Confira as matérias que podem ser votadas na sessão desta terça-feira

    VT 181 2013, do Poder Executivo, que encaminha Veto Total ao PL 181/2013, que altera a Lei n.º 6.537, de 27 de fevereiro de 1973, que dispõe sobre o procedimento tributário administrativo e dá outras providências, e a Lei n.º 8.820, de 27 de janeiro de 1989, que institui o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação e dá outras providências.
  • PL 280 2015, do deputado Catarina Paladini (PSB), estabelecendo diretrizes para a consolidação, no Rio Grande do Sul, da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista.
  • PL 31 2015, do deputado Elton Weber (PSB), assegurando que, no Rio Grande do Sul, as terras dos agricultores e empreendedores familiares detentores de propriedades de até quatro módulos fiscais e dos pecuaristas familiares detentores de propriedades de até 300 hectares, não serão objeto de demarcação para fins de formação de territórios indígenas e quilombolas.
  • PL 216 2015, da Procuradoria-Geral de Justiça, promovendo alterações e futura extinção de cargos de Artífice.
  • PL 217 2015, da Procuradoria-Geral de Justiça, promovendo alterações e futura extinção de cargos de Auxiliar de Serviços Gerais.
  • PL 218 2015, da Procuradoria-Geral de Justiça, promovendo alterações e futura extinção de cargos de Auxiliar Administrativo.
  • PLC 219 2014, da Procuradoria-Geral de Justiça, que cria a Promotoria de Justiça Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da comarca de Porto Alegre.
  • PL 108 2011, do deputado João Fischer (PP), criando o Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água Tratada no Rio Grande do Sul, estabelecendo ações que determinem o uso racional e sustentável da água. Conforme a proposta, a iniciativa visa a estimular o consumidor a reduzir seu consumo individual em, no mínimo, 20% do gasto médio mensal dos últimos 12 meses, e prevê um desconto ao consumidor que alcançar esta meta, de 20% no valor total a pagar na fatura seguinte.
  • PL 38 2012, do Poder Judiciário, que cria Serventia Extrajudicial no Município de Gramado Xavier, da Comarca de Santa Cruz do Sul.
  • PL 174 2012, do Poder Judiciário, que cria Serventias Extrajudiciais no Município de Bagé e dá outras providências.
  • PL 45 2015, do deputado Tiago Simon (PMDB), que dispõe sobre a aplicação, no âmbito da administração pública estadual, da Lei Federal nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, que trata da responsabilização administrativa das pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências.
  • PL 46 2015, do deputado Luís Augusto Lara (PTB), promovendo alteração na lei que instituiu a Política Estadual de Irrigação, o Plano Diretor de Irrigação no Contexto dos Usos Múltiplos da Água, o Conselho Gestor das Política Estadual de Irrigação e o Fundo Estadual de Irrigação, visando a apreciação de contratos de gestão por parte da Assembleia, visto que os mesmos assemelham-se ao regime de concessão de serviços públicos.
  • PL 48 2015, do deputado Frederico Antunes (PP), disponibilizando, a partir de 1º de julho do corrente ano, 28 pontos percentuais, dos 85% dos recursos destinados a pagamentos de precatórios pelo Estado, a credores com decisões judiciais transitadas em julgado. Conforme o parlamentar, informações da Central de Conciliação e Pagamento de Precatórios dão conta de que os recursos orçamentários disponíveis na ordem cronológica só permitem pagar as preferências (credores com mais de 60 anos ou doentes graves).
  • PL 59 2015, da deputada Liziane Bayer (PSB), reposicionando o Conselho Estadual de Trânsito – Cetran, em posição que reflita sua condição de órgão julgador superior, nos mesmos níveis dos Conselhos Estaduais da Educação e Cultura e da Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARIs.
  • PL 233 2015, do deputado João Fischer (PP), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul a "Expobento", feira realizada no Município de Bento Gonçalves.
  • PL 267 2015, do deputado Gabriel Souza (PMDB), instituindo a Rota Turística do Litoral Norte Gaúcho, a ser integrada pelos municípios de Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Terra de Areia, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Três Forquilhas, Itati, Maquiné, Osório, Imbé, Tramandaí, Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Capivari do Sul e Tavares.
  • PL 321 2015, do deputado Gabriel Souza (PMDB), instituindo a Rota Turística Caminhos da Neve, a ser integrada pelos município de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Jaquirana e Bom Jesus.
  • PL 389 2015, do deputado Gilmar Sossella (PDT), que declara a "Capital Estadual do Filó".
  • PL 391 2015, do deputado Gabriel Souza (PMDB), consolidando a Legislação Estadual sobre Proteção aos Animais.
  • PL 421 2015, do Poder Executivo, que altera a Lei 12.452, de 26 de abril de 2006, que autoriza o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS), a doar imóveis ao Município de Seberi.
  • PL 436 2016, do Poder Executivo, que altera a Lei 14.733, de 15 de setembro de 2015, que dispõe sobre a estrutura administrativa e diretrizes do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
  • PL 445 2015, do deputado Eduardo Loureiro (PDT), que institui a Política Estadual de Orientação Vocacional no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
  • PL 446 2015, do deputado (a) Eduardo Loureiro (PDT), que institui a Rota Missões no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
  • PL 52 2016, da deputada Liziane Bayer (PSB), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul a Semana Estadual de Prevenção das Doenças Renais e o dia do rim, e dá outras providências.
  • PL 88 2016, da Procuradoria-Geral de Justiça, que dispõe sobre a Lei n.º 9.504, de 15 de janeiro de 1992 - Quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas da Procuradoria-Geral de Justiça, e dá outras providências.
  • PL 109 2016, do Poder Judiciário, que desanexa o Tabelionato de Protesto de Títulos do Serviço dos Registros Públicos do Município de Santo Antônio das Missões, anexando-o ao Tabelionato de Notas do mesmo Município.
  • PL 182 2016, do Poder Executivo, que altera a Lei 14.397, de 30 de dezembro de 2013, que autoriza a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) a permutar imóvel com particular, por área construída, sem torna de valor.
  • PR 1 2015, da deputada Manuela d’Ávila (PCdoB), alterando o Regimento Interno da Assembleia, de modo a assegurar, na constituição da Mesa da Casa, tanto quanto possível, os critérios de representação pluripartidária e proporcionalidade, dos partidos integrantes da Assembleia, bem como a representação proporcional de gênero, assegurando, ao menos, uma vaga para cada sexo.
  • PR 12 2016, da Comissão de Constituição e Justiça, introduzindo várias alterações no Regimento Interno da Assembleia, conforme resultados de estudos feitos pela Subcomissão do Regimento Interno, com o objetivo de atualizar os trabalhos do Legislativo gaúcho.
  • PR 20 2016, da Mesa Diretora, que concede licença, de 3 de outubro a 15 de dezembro de 2016, ao deputado Marcel van Hattem (PP) para tratar de interesse particular.
  • © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plenario-da-assembleia-pode-apreciar-ate-30-materias-na-sessao-desta-terca-feira/382817383

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)