Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Plenário se reúne nesta manhã com MP 615 na pauta

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    Os deputados se reúnem a partir das 9 horas, em sessão extraordinária, para votar a Medida Provisória 615/13. Ontem, no entanto, os líderes do PT, deputado José Guimarães (CE), e do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), afirmaram que só haverá clima para a votação da MP na próxima terça-feira (10).

    A polêmica em torno da votação se deu por causa do curto tempo para a análise do texto em Plenário. A medida foi aprovada pela comissão mista na última terça-feira, com diversas alterações, e chegou ao Plenário da Câmara no início da tarde de ontem.

    Para cumprir o prazo de sete dias imposto pelo Senado, ela teria de ser votada na Câmara até segunda-feira, mas os deputados exigiram mais tempo para discutir as mudanças e criticaram a demora da comissão mista. A MP perde a vigência no dia 16 de setembro.

    A discussão levou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, a propor que a Casa analise apenas as medidas provisórias que chegarem ao Plenário com, no mínimo, 15 dias de antecedência da data de vencimento. Esse prazo é para que a Casa não se submeta à angústia desta noite, disse Alves, nesta quarta.

    Alterações na MP

    O texto original da MP 615 concede benefícios para produtores de cana-de-açúcar e etanol, mas a comissão mista incluiu vários temas na proposta, como a reabertura dos prazos do Refis da Crise (programa de renegociação de dívidas tributárias de 2009), a desoneração de vários setores, a retomada da discussão sobre a transferência de licenças de taxistas, entre outros.

    Espionagem dos EUA

    O Plenário poderá votar hoje o requerimento do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que propõe uma nota de censura aos Estados Unidos em razão das denúncias de que a Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA) monitorou telefonemas e e-mails da presidente Dilma Rousseff e de seus principais assessores.

    Chinaglia defendeu uma manifestação formal contra o que chamou de "prepotência inadmissível" e "bisbilhotagem" com fins comerciais e financeiros. Em julho deste ano, a Câmara já aprovou moção de repúdio ao governo dos EUA contra as primeiras denúncias de espionagem a empresas e pessoas brasileiras.

    Prorrogação de CPI

    Outro requerimento em pauta, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, pede a prorrogação do prazo de funcionamento do colegiado por 94 dias. O prazo atual para o término dos trabalhos é o dia 17 de setembro.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plenario-se-reune-nesta-manha-com-mp-615-na-pauta/100673241

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)