Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pleno absolve prefeito de Soledade das penas de cassação de diploma e inelegibilidade

    Na sessão plenária desta terça-feira (16), a Corte do TRE-RS reformou sentença de primeiro grau e absolveu o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, e a vice-prefeita, Marilda Corbelini, das penas de cassação de seus diplomas e inelegibilidade de oito anos - esta imposta apenas ao prefeito. Eles haviam sido condenados por abuso de poder político, uso indevido dos meios de comunicação social e condutas vedadas.

    O Pleno do TRE-RS entendeu que a entrevista que o então candidato à reeleição concedeu a rádio local não pode, por seu teor, ser considerada ilícito eleitoral, "ao contrário, consubstanciou-se em esclarecimento à população sobre os atos de gestão do prefeito", segundo o acórdão. Assim, afastou o reconhecimento de abuso de poder. Quanto à divulgação de vídeo em rede social, pelo candidato, o colegiado julgou que os recorrentes não praticaram conduta vedada. A Corte reconheceu somente que houve contratação de servidores dentro de período vedado (3 meses antes das eleições).

    No acórdão, os magistrados proveram parcialmente o recurso de Cattaneo e Corbelini, afastando o reconhecimento da prática dos fatos que deram origem às sanções de cassação e inelegibilidade, mantendo, porém, o reconhecimento da conduta vedada prevista na Lei n. 9.504/97 (Lei das Eleicoes), em razão da contratação irregular de servidores temporários no período vedado, e reduzindo a multa aplicada pelo juízo da 54ª Zona Eleitoral (ZE) - primeiro grau - ao prefeito para o valor de R$ 5.320,50 (5 mil UFIR).

    A decisão foi unânime.







    Texto e imagem: Jônatas da Costa
    ASCOM/TRE-RS


    • Publicações2011
    • Seguidores284467
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pleno-absolve-prefeito-de-soledade-das-penas-de-cassacao-de-diploma-e-inelegibilidade/459394134

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)