Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pleno do Tribunal de Justiça aprova votos de pesar pela morte do advogado Joacil de Brito Pereira

    há 12 anos

    O Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou votos de profundo pesar pelo falecimento do advogado paraibano Joacil de Brito Pereira. Autor da propositura na sessão do Pleno desta quarta-feira (29), o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, sobrinho do jurista, fez um breve relato sobre a trajetória de vida do advogado. É um homem que merece a atenção deste Tribunal de Justiça, por sua honradez na defesa das causas, além de ser um profundo conhecedor do Direito, disse.

    O presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, e o procurador de Justiça Marcos Vilar, a exemplo de todos os membros do Pleno e representante da OAB-PB se incorporaram aos votos de pesar. Tanto a família de Joacil de Brito quanto a OAB serão comunicados sobre a decisão do tribunal. É uma perca irreparável para toda a Paraíba. Foi um dos maiores advogados de nosso Estado, ressaltou o desembargador-presidente.

    Ao falar em nome do Ministério Público, o procurador Marcos Vilar observou que Joacil era um homem forte, digno, honrado e, acima de tudo, decente.

    Joacil morreu nesta quarta-feira (29), aos 89 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa, desde o último sábado (25), e faleceu por complicações cardíacas. O corpo está sendo velado na sede da Associação Paraibana de Letras (APL), na Rua Duque de Caxias, e será sepultado no final da tarde no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro, na Capital.

    Escritor, jurista e político, Joacil ocupou cargos como secretário de Governo e chefe da Casa Civil, secretário do Interior e Justiça, e secretário de Segurança, além de ter sido eleito deputado estadual em duas legislaturas, e deputado federal em outras duas. Membro da Academia Paraibana de Letras, ele foi presidente da Casa por dez anos.

    Na trajetória poética, Joacil de Brito tem mais de vinte livros publicados. Entre as obras destacam-se: O Homem Público Afonso Campos; Idealismo e Realismo na obra de Maquiavel (prêmio nacional do V Centenário de Maquiavel); Uma Vocação Política, De Mestre-Escola a Presidente; Um título de cidadão; O Voto Distrital; A Pena de Morte; Argemiro de Figueiredo A oratória do seu tempo; José Américo de Almeida A saga de uma vida; e A Vida e o Tempo (memórias, em 3 volumes).

    TJPB/Gecom/Marcus Vinícius Leite

    "> <

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pleno-do-tribunal-de-justica-aprova-votos-de-pesar-pela-morte-do-advogado-joacil-de-brito-pereira/100044819

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)