Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Polícia Ambiental resgata centenas de pássaros e destrói gaiolas em Cariacica (ES)

    Roberto Martins (PMA em colaboração para a ANDA)

    Cerca de 80 gaiolas e armadilhas foram destruídas na tarde da última terça-feira (03), pela Polícia Ambiental em Cariacica. A ação foi programada pela 1ª Companhia do BPMA que atende as regiões Metropolitana e parte da região Serrana do Estado e contou com o apoio de empresa especializada em multitecnologias para o gerenciamento integrado de resíduos, localizada também no município de Cariacica.

    Segundo o tenente Idevan, todo esse material foi apreendido em apenas sete dias. Ou seja, do último dia 28 de janeiro até o dia 03 de fevereiro em operações diversas, em que cerca de 100 pássaros silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro, incluindo alguns dos animais com uso de anilhas falsificadas ou adulteradas. “Todos resgates foram realizadas através de denúncias anônimas”, disse o oficial.

    Todo material gerado pela destruição das gaiolas foi lançado no aterro sanitário da empresa, devidamente licenciada pelos órgãos ambientais para serviços de tratamento e destinação final de resíduos.

    Os resgates

    As aves resgatadas pelo BPMA no período foram: 31 canários-da-terra, 07 sabiás, 17 coleiros, 14 trinca-ferros, 17 sanhaços, 02 papagaios-chauá, 01 jandaia, 02 maritacas, 01 sofre, 01 cardeal, 01 caboclinho, 02 azulões, 01 melro, 01 curió, 01 gavião e 01 catatau, chegando a um total de 100.

    O BPMA destaca que nas últimas apreensões verificou que algumas aves são extremamente exploradas no comércio, principalmente o trinca-ferro, cardeal, sofrê e o catatau.

    De acordo com os policiais que participaram da destruição, um dos objetivos é a divulgação da destruição para que possa promover a conscientização, mobilizar e orientar a população contra esse tipo de crime ambiental lamentavelmente ainda comum em nossa sociedade.

    As aves apreendidas foram levadas para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz, onde receberão atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza.

    A multa por manter pássaros em cativeiro é de R$ 500,00 por animal sendo que, no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por indivíduo, e a pena para tal crime é de detenção de 06 meses a um ano e multa. A pena é aumentada da metade, se o crime é praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção.

    Entrega voluntária

    A Polícia Militar Ambiental orienta e incentiva as pessoas que não mantenham animal silvestre em cativeiro, e caso o tutele, que procure a Polícia Ambiental mais próxima a fim de fazer a entrega voluntária, não imputando ao cidadão nenhum tipo de responsabilidade penal.

    Contatos: agende a sua palestra de educação ambiental:

    1ª Companhia - Região Centro/Serrana: (27) 3636-0173

    2ª Companhia - Região Norte/Noroeste: (27) 3711-8151

    3ª Companhia - Região Norte/Nordeste: (27) 3763-3663

    4ª Companhia - Região Sul: (28) 3521-3358, (28) 3553-2042

    E-mail: bpma@pm.es.gov.br

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policia-ambiental-resgata-centenas-de-passaros-e-destroi-gaiolas-em-cariacica-es/112677119

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)