Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Polícia quer exigir que delegado passe na OAB

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 15 anos

    A cúpula da Polícia Civil paulista quer exigir para a contratação de novos delegados um atestado de aprovação nos exames da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Só poderá ser delegado quem tiver passado no exame para advogado.

    Hoje essa exigência não existe em nenhuma outra polícia do país, segundo a Polícia Civil e a OAB de São Paulo, e também não é exigida nos concursos para promotor ou juiz - que têm suas exigências próprias definidas por lei.

    A proposta está sendo analisada pelos secretários do governo José Serra (PSDB) e integra um anteprojeto de reestruturação da Polícia Civil. Depois de passar pelo secretariado, vai para o governador, e depois para a Assembleia Legislativa.

    Os delegados Sergio Roque e José Martins Leal, presidentes das entidades representativas dos delegados paulistas, afirmam que a intenção é melhorar a qualidade dos policiais contratados pela instituição. "Para melhorar ainda mais a nossa seleção", disse Leal.

    Uma das intenções dos policiais também é evitar que a instituição se torne um refúgio dos candidatos reprovados. Em São Paulo, a reprovação no exame da OAB em maio foi de quase 90% dos 19 mil inscritos.

    Para o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, essa exigência é uma homenagem aos advogados e tem seu "apoio total". "É uma homenagem ao critério do exame da Ordem", diz. "É uma novidade muito bem-vinda que amanhã, eventualmente, pode ser copiada ou reprisada pela magistratura e pelo Ministério Público", acrescenta.

    Outras mudanças

    Além da exigência da aprovação na OAB, o documento entregue ao secretário Antonio Ferreira Pinto (Segurança Pública) também quer a extinção de uma série de carreiras, entre elas a do carcereiro - uma das mais antigas profissões do país.

    Hoje, no Estado, a maioria dos presos está sob a responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária e, por isso, sob os cuidados dos agentes penitenciárias.

    Com a mudança, os carcereiros poderão ser utilizados (regularmente) em outras funções na polícia, como nas investigações. Seu cargo passará a ser de agente de polícia, assim como os desenhistas, atendentes de necrotério e fotógrafos.

    Na visão dos policiais, uma das principais mudanças para a carreira é a promoção por tempo de serviço - de cinco e dez anos de carreira. Hoje, não há um critério definido. As divisões também passariam a ter outras nomenclaturas (inicial, intermediária, final e especial).

    Pela proposta, a promoção por tempo de serviço só não atingiria a classe especial, que seria alcançada apenas pelo merecimento e com seis exigências básicas - entre elas a eficiência e "conduta ilibada, na vida pública e privada".

    Entre as propostas enviadas pelos policiais civis, uma deve desagradar o governo, que já se manifestou contrário ao tema: é a "inamovibilidade" dos delegados de polícia. Em outras palavras, o delegado só poderá ser transferido do seu local de trabalho se ele concordar com ela, mesmo em caso de promoção.

    Os próprios policiais esperam resistência quanto a isso. Também acreditam numa resistência por parte de policiais que dominam os sindicatos representativos das carreiras que poderão ser extintas.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5848
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policia-quer-exigir-que-delegado-passe-na-oab/1953697

    Informações relacionadas

    Notíciashá 12 anos

    Delegado integra carreira jurídica e necessita de aprovação na OAB

    Recurso - TJSP - Ação Rural (Art. 48/51) - Procedimento Comum Cível

    GEN Jurídico, Editor de Livro
    Artigoshá 4 anos

    O “notável” saber jurídico na Constituição

    Lacerda Novaes, Bacharel em Direito
    Artigoshá 8 anos

    Inscrição principal no quadro de advogados da OAB com dispensa de exame de ordem

    Juízes e membros do MP não precisam mais fazer o Exame da OAB

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Claro que a OAB apoia, afinal, quantos candidatos a mais, que nunca pensaram em advogar, vão fazer a prova ($$$$$).
    Uma atividade nada tem a ver com a outra, assim como o exame da ordem nada tem a ver com os concursos para delegados. Quem reprova em um por incapacidade, certamente não passará em outro.
    A exigência além de inconstitucional, não cumpre o objetivo almejado pela PC. Ademais, é notório que a atividade policial é impeditiva para o exercício da advocacia, que aliás, é a única atividade para qual se pode exigir o cadastro na OAB.
    Para mim a questão é clara e óbvia. Qualquer entendimento contrário não passa de devaneio e sério ataque à própria lei. continuar lendo

    De acordo. O candidato a Delegado que já foi aprovado no Exame da OAB, "de cara" já mostra que tem mais compromisso que outros. continuar lendo

    Qualquer exigência que prime pela excelência e melhoria do serviço público será sempre bem vinda. continuar lendo