Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Policiais federais decidem manter greve por tempo indeterminado

    O Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), formado pelos 27 presidentes de sindicatos estaduais, em assembleia geral extraordinária, realizada nesta quinta-feira, dia 30, em Brasília, ratificou a decisão de agentes, escrivães e papiloscopistas de permanecer em greve por tempo indeterminado. O movimento foi deflagrado em 7 de agosto.

    A decisão em manter a greve levou em conta que a principal reivindicação dos grevistas é a reestruturação da carreira e salarial, ao contrário da maioria das categorias de servidores públicos federais, que nos últimos dias assinaram acordos com o governo para encerramento das paralisações.

    Durante a reunião, os representantes dos policiais federais elaboraram um calendário de mobilização e também decidiram preparar uma cartilha de procedimentos funcionais, que será pautada pela estrita legalidade para o desempenho das atribuições de agentes, escrivães e papiloscopistas.

    Atualmente, as atribuições dos policiais federais em greve estão regulamentadas através de normas internas como de nível médio. A adoção do manual irá implicar várias limitações nas atividades policiais até então rotineiramente desempenhadas, mas não reconhecidas. Até hoje, a Polícia Federal não tem uma lei orgânica.

    O paradoxo criado pela falta de reconhecimento e normatização das atribuições de nível superior dos agentes, escrivães e papiloscopistas está na necessidade, por parte do servidor público de não fazer somente o que a lei determina, justamente para cumpri-la.

    Na próxima semana, os policiais federais em greve vão realizar atos públicos nas unidades da PF em todo o País, com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para a postura intransigente do governo. Na próxima segunda-feira, os grevistas vão promover solenidade de hasteamento da bandeira nacional em frente às delegacias e superintendências regionais.

    Para esclarecer um dos entraves apontados pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante as negociações, a Fenapef decidiu notificar a Associação de Delegados de Polícia Federal (ADPF), para que a entidade se manifeste oficialmente sobre sua posição em relação aos pleitos dos Policiais Federais em greve: o reconhecimento das atribuições de nível superior e a reestruturação salarial dos cargos.

    Fonte: http://www.fenapef.org.br

    • Publicações4069
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policiais-federais-decidem-manter-greve-por-tempo-indeterminado/100047842

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)