Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Policiais militares acusados da morte de adolescente estão presos no Rio

    Publicado por Agência Brasil
    há 10 anos

    Os cabos da Polícia Militar (PM) Fábio Magalhães Ferreira e Vinícius Lima Vieira estão presos na unidade prisional da PM. Segundo o titular da Divisão de Homicídios da capital (DH), delegado Rivaldo Barbosa, a prisão temporária dos policiais foi decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), depois de o Poder Judiciário receber da DH cópias de fotos e documentos sobre a morte do adolescente Mateus Alves dos Santos, 14 anos, e da tentativa de homicídio de outro menor, no Sumaré, zona norte do Rio, na última quarta-feira (11). O adolescente sobrevivente, de acordo com o delegado, tem um ferimento à bala nas costas e outro na perna.

    Conforme o corregedor da PM, coronel Sidney Sampaio, logo que a polícia foi informada do caso, o comandante da corporação, coronel José Luiz Castro Menezes, determinou que a Corregedoria e a 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar auxiliassem a DH, levantando dados e documentos que pudessem colaborar com as apurações. Os cabos são acusados da apreensão dos adolescentes, na Avenida Presidente Vargas, centro do Rio, e de levá-los para o Sumaré, onde foi encontrado o corpo de Mateus.

    O corregedor informou que foi feito o rastreamento do GPS (sitema de navegação por satélite) dos veículos da PM, no local onde os adolescentes foram abordados e onde foi encontrado o corpo de um deles. Além disso, foram analisadas as imagens gravadas no hard drive (HD) dos carros. Elas mostram que no caminho os cabos passaram pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, mas não fizeram registro da apreensão dos jovens no local.

    “Verificamos o momento em que começaram a perseguição aos adolescentes, os prenderam e os colocaram dentro da viatura e se dirigiram até o Sumaré. Até o momento em que temos imagens, eles retiram um adolescente de dentro da viatura começam a conversar com ele, e como a gente perde a imagem por um determinado momento, não temos como dizer o que fizeram, mas posteriormente a gente verifica que eles descem com a viatura, sem a presença dos adolescentes. O áudio está muito ruim, mas será analisado posteriormente”, contou o corregedor.

    O coronel acrescentou que em função dessa dinâmica e do corpo do adolescente no local, a Corregedoria pressupõe que o fato ocorreu da maneira relatada. “A DH vai aprofundar as investigações, e a PM vai colaborar no que for necessário para as investigações”, ressaltou.

    Para o delegado, as imagens comprovam a participação dos cabos no crime. “As imagens são categóricas em mostrar isso. São bem claras”, contou, acrescentando que um dos policiais confirmou que levou os adolescentes no carro, enquanto o outro disse que só falará em juízo.

    As armas dos PMs foram apreendidas e encaminhadas à perícia. Na avaliação do delegado, não há dúvida de que os dois policiais executaram Mateus e tentaram matar o outro adolescente, que ele não pode dizer o nome. Segundo Rivaldo Barbosa, os policiais são acusados de homicídio e tentativa de homicídio, nos dois casos do tipo qualificado, por terem impossibilitado a defesa da vítima. “Por determinação legal, eles vão responder nas duas esferas. No que diz respeito ao homicídio é determinação da Constituição que respondam na Justiça comum, e por certo haverá um inquérito na PM, que vai apurar os fatos”, explicou.

    O coronel Sampaio disse que a Corregedoria vai fazer um inquérito policial militar. “Esse procedimento [dos cabos] não é o que a PM preconiza. As normas dizem que em sendo abordada a pessoa, ela deve ser encaminhada à delegacia. Todos esses fatos relativos a transgressões disciplinares e/ou crimes a gente vai apurar dentro do inquérito policial militar”, esclareceu.

    Fale com a Ouvidoria

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policiais-militares-acusados-da-morte-de-adolescente-estao-presos-no-rio/124121801

    Informações relacionadas

    Caso Sumaré: ex-PMs são condenados a 36 anos e quatro meses de prisão

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Título II. Da Suspensão do Processo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)