Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Policial militar ganha direito à promoção, evitando aposentadoria compulsória

    Publicado por Correio Forense
    há 9 anos

    O Estado deverá realizar a promoção de um policial militar, que moveu o Mandado de Segurança para que fosse enquadrado no cargo de subtenente PM, já que foi levado à Reserva remunerada em uma patente inferior, a de 1º Sargento, por força da Portaria nº 034/2010-DP/CPP, de 10 de maio de 2010.

    O militar argumentou, dentre outros pontos, que por força da redação do artigo 30 da Lei de Promoção de Praças, já adquiriu o direito de ser promovido e independente da existência de vaga, ao Posto de Subtenente, por ter cumprido o dobro do prazo mínimo exigido para a promoção, o qual é de dois anos.
    O autor do Mandado ainda esclarece que a promoção devida só pode ocorrer respeitadas as datas solenes descritas em lei, sendo a mais próxima em 21 de abril de 2015, quando já teria passado para a reserva remunerada na condição de 1ª Sargento, já que em 14 de fevereiro de 2015 completará 54 anos, idade em que, compulsoriamente, o militar ocupante do posto passa para a inatividade.
    Por essa razão, o desembargador João Rebouças destacou que a não concessão da medida de urgência nesse momento processual, acarretará a irremediável transferência do militar à inatividade, por ter atingido a permanência no serviço ativo da Polícia Militar no Posto de 1ª Sargento, comprometendo, por conseguinte, o seu retorno à ativa e todos os demais efeitos decorrentes acaso sua pretensão seja, ao final, concedida.
    “Defiro o pedido liminar, determinando a suspensão do ato administrativo que resultou na agregação do impetrante, notadamente, a Portaria nº 0047/2015-DP/2, de 26 de janeiro de 2015”, define o desembargador.
    (Mandado de Segurança com liminar nº 2015.001245-8)

    Fonte: TJRN

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1033
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policial-militar-ganha-direito-a-promocao-evitando-aposentadoria-compulsoria/214507731

    Informações relacionadas

    Armando Henriques, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    A diferença entre militar da reserva remunerada e reformado

    PM da reserva não pode ser promovido por antiguidade sem preenchimento dos requisitos legais

    Bruno Macedo, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Petição inicial no Novo CPC

    Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória c/c Pedido de Tutela Antecipada - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Azul Linhas Aéreas Brasileiras

    Geovani Santos, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    O que é reforma militar? Tudo que você gostaria de saber

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)