Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Por iniciativa do MP, Massa Falida lança site para orientar credores da Boi Gordo

    A Massa Falida de Fazendas Reunidas Boi Gordo, atendendo a requerimento da Promotoria de Justiça de Falências da Capital põe no ar, nesta quarta-feira (7), uma página na internet sobre a massa falida das Fazendas Reunidas Boi Gordo. O objetivo do site é oferecer aos 30 mil credores da massa falida informações oficiais sobre o andamento da falência, decretada em 2004. O passivo da Boi Gordo é estimado em R$ 2,5 bilhões, em valores da época.

    O site www.massafalidaboigordo.com.br traz todo o andamento processual da falência, incluindo incidentes, habilitações e impugnações de créditos, ações propostas e decisões judiciais. Também informa o quadro geral de credores da massa falida, dividido por trabalhistas, fiscais, com garantia real, investidores e quirografários, e os créditos individualizados.

    Na página, os credores também podem obter informações sobre as avaliações dos bens da massa falida, sobre arrendamentos dos bens, sobre leilões já realizados, sobre os próximos leilões, e sobre o saldo das contas judiciais da massa falida, entre outros detalhes. O site traz, ainda, um canal para que os credores tirem suas dúvidas em relação ao processo de falência.

    De acordo com o promotor de Justiça de Falências Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos, autor da iniciativa, o objetivo do site é garantir total transparência ao processo de falência. Assim, o site foi desenvolvido com total apoio do síndico da massa falida, o advogado Gustavo Henrique Sauer de Arruda Pinto, e com autorização da juíza da Vara de Falências onde tramita o processo, Cynthia Torres Cristófaro. “Queremos utilizar a internet para facilitar o acesso às informações por todos aqueles que têm interesse em acompanhar o andamento da falência, especialmente os consumidores que foram lesados em razão da quebra”, diz o promotor.

    “Essa página na internet mostra profissionalismo e atende à função pública da prestação de informações ao público já que o leigo tem dificuldades naturais para acompanhar um processo que tem mais de 150 volumes, além dos incidentes”, complementa o síndico da massa falida da Boi Gordo, Gustavo Sauer.

    Com as informações disponibilizadas no site, espera-se dar maior visibilidade aos futuros leilões dos bens da massa falida, além de permitir aos credores a tomada de decisões baseadas em informações concretas. Para isso, o site vai divulgar, até o final do ano, uma estimativa da relação entre ativo e passivo, possibilitando que o credor saiba quanto de cada real investido poderá ser recuperado.

    A FALÊNCIAO negócio das Fazendas Reunidas Boi Gordo tomou vulto a partir de1996 e funcionava como uma pirâmide. Consistia na negociação de contratos de investimento coletivo, à vista ou a prazo, atrelados à arroba do boi com a garantia aos investidores de rendimentos entre 3,5% e 5% ao mês, muito acima dos oferecidos pelo mercado na época.

    Para se ter uma ideia, o rendimento mínimo garantido pelos Certificados de Investimento Coletivo (CICs) de emissão da falida atrelados a boi magro era de 42% em arrobas, para resgate em 18 meses, podendo chegar a 60% (para igual período de resgate,dependendo do valor investido pelo cliente.

    Calcado em ampla campanha publicitária e de marketing que incluía até inserções nos intervalos da novela “O rei do gado” utilizando-se do seu principal protagonista, o ator Antônio Fagundes, o negócio captava investidores por meio de um exército treinado de corretores distribuídos pelas principais capitais do País e extremamente motivados em razão das altas comissões recebidas, que chegavam a ser de 8% sobre cada venda realizada.

    Atraídos pela oportunidade de rendimento alto e aparentemente seguro, cerca de 30 mil consumidores adquiriram os títulos e acabaram lesados porque a empresa entrou em colapso no início de 2001, em razão das retiradas terem superado as entradas e a sua atividade de criação de gado produzir resultado muito inferior aos rendimentos oferecidos aos investidores. A Boi Gordo pediu concordata em outubro de 2001 e acabou tendo a falência decretada em 2 de fevereiro de 2004, deixando um passivo estimado em cerca de R$ 2,5 bilhões em valores da época.

    O ativo da Boi Gordo é composto, principalmente, por 14 diversas fazendas distribuídas pelos estados de Mato Grosso e São Paulo. Os bens da massa falida se encontram em processo final de avaliação para serem vendidos por meio de leilão judicial.

    • Publicações2501
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações497
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-iniciativa-do-mp-massa-falida-lanca-site-para-orientar-credores-da-boi-gordo/2830753

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)