Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Portal de Oportunidades do CNJ oferece mais de 1.300 vagas para reeducandos

    há 14 anos

    Em funcionamento há pouco mais de um mês, o Portal de Oportunidades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já oferece 1.314 vagas de cursos e empregos para presos e egressos do sistema carcerário. O sistema, disponível no portal do CNJ (www.cnj.jus.br), oferece a empresas, órgãos públicos e entidades um espaço para ofertar as vagas, no intuito de contribuir para a reintegração social de ex-detentos.

    "O sistema ainda está em processo de atualização, e com a adesão dos parceiros a expectativa é de que consigamos superar as cinco mil vagas", destaca o juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador nacional dos mutirões carcerários, Erivaldo Ribeiro.

    A iniciativa faz parte da segunda etapa do Projeto Começar de Novo, lançada pelo Conselho no início do mês passado, com o objetivo de intensificar ações e parcerias para oferecer capacitação profissional e oportunidades de trabalho a pessoas que passaram pelo sistema carcerário.

    Ao todo, 178 vagas de emprego estão sendo ofertadas no Portal de Oportunidades, em diferentes estados brasileiros, como São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Distrito federal, Ceará, entre outros. As oportunidades abrangem áreas diversas, como vendedor de jornal, serralheiro, soldador e office-boy. A maior parte das vagas são para auxiliar de administração, auxiliar de serviços gerais e mecânico.

    Além das ofertas de emprego, outras 1.204 vagas estão abertas para cursos de formação profissional, em Campinas (SP) e Cuiabá (MT). A maior parte delas se refere a capacitações em construção civil, pedreiro, carpinteiro, encanador, pintor imobiliário, eletricista predial, auxiliar administrativo e artesanato.

    Segundo Erivaldo Ribeiro, a partir do próximo mês começarão a ser instituídos os grupos gestores do programa nos Tribunais de Justiça de todas as unidades da federação, que ficarão responsáveis, juntamente com o Conselho da Comunidade, por fazer a seleção dos candidatos e encaminhá-los às vagas.

    Cadastro de novas vagas

    Para cadastrar novas vagas de emprego ou cursos, empresas e instituições interessadas devem entrar no banner do Projeto Começar de Novo, disponível na página principal do CNJ (www.cnj.jus.br) e acessar o sistema do programa. Para se cadastrar no portal é obrigatório informar o CNPJ. Apenas os conselhos da comunidade, os magistrados cadastrados e as instituições parceiras, que serão cadastradas pelo grupo gestor, podem ter acesso às informações disponibilizadas no site.

    O CNJ também já está estabelecendo contato com todos os parceiros, que por meio de convênios se comprometeram a oferecer vagas de trabalho a ex-detentos, para incluí-las no sistema. Só o Governo de São Paulo, por exemplo, já se comprometeu a oferecer cerca de cinco mil vagas a egressos do sistema prisional a partir de 2010.

    As ações do Começar de Novo já abrangem convênios com entidades como Sesi, Senai e Fiesp, entre outras entidades, que visam o treinamento, a capacitação e a profissionalização dessas pessoas, de forma que tenham alternativas para não voltarem à prática de crimes.

    (Fonte: Agência CNJ de Notícias)

    Leia mais:

    Reinserção Social: TJAC celebra Termo de Cooperação com Acisa, Pão de Queijo e Araújo, 21.10.2009.

    Objetivo é promover a ressocialização de presos por meio de palestras motivacionais e cursos profissionalizantes. TJAC e IAPEN celebram convênio para ressocialização de detentos, 28.09.2009.

    Projeto visa contratação de 10 apenados em regime semi-aberto para atuarem na área administrativa do Poder Judiciário. Juíza Maha Manasfi institui remissão de pena para detentos que estudam, 24.08.2009.

    Medida garante direitos e visa ressocialização de apenados por meio da formação profissional. Ressocialização de presos, 04.06.2009.

    Juízas de Tarauacá e Feijó celebram parceria com empresas para garantir oportunidade de trabalho a reeducandos.

    AGÊNCIA TJAC

    ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASCOM

    • Publicações2923
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11993
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portal-de-oportunidades-do-cnj-oferece-mais-de-1300-vagas-para-reeducandos/2045038

    Informações relacionadas

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 14 anos

    Portal de Oportunidades do CNJ oferece mais de 1.300 vagas para presos e ex-detentos

    Pedro Magalhães Ganem, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Segunda Chance Ltda.: Empresa americana só contrata ex-presidiários

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 9 anos

    Conheça alguns direitos assegurados à pessoa presa

    Orlando Junio da Silva  Advogado, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de Proposta de Emprego para Reeducando em Regime Semiaberto e Aberto

    Maria Izabel Costa de Carvalho, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    As Dificuldades de Ressocialização de Ex-detentos

    29 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Gostaria de saber aonde o ex presidiário deve se encaminhar pra buscar essa oportunidade. Conheço uma pessoa nessa situaçao. continuar lendo

    Sou ex egressa do cistema carcerário e venho a 2 anos tentando uma vaga de emprego ,mas até agora não obtive sussesso. continuar lendo

    Gostaria de saber aonde o ex presidiário deve se encaminhar pra buscar essa oportunidade? continuar lendo

    Tenho o ensino médio completo, tenho profissão sou operador de máquinas pesadas 5 máquinas diferentes continuar lendo

    Estou bem perto de voltar pro presídio por falta de emprego continuar lendo

    Sai a pouco tempo do regime fechado, para o regime semi aberto em casa, estou sendo monitorado por uso de tornozeleira eletrônica, estou a procura de um trabalho... Mas está muito difícil. Qual site, ong, ou empresa que empregam pessoas na minha condição? Sou do Rio de janeiro. continuar lendo