Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Portal informará sobre a gestão florestal no Nordeste

    O Serviço Florestal Brasileiro promove até esta quarta-feira (30/11), no Recife (PE), uma oficina para representantes de órgãos ambientais da região Nordeste sobre o Portal Nacional da Gestão Florestal (PNGF). Participam do encontro os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

    No encontro, que começou na segunda-feira, cerca de 20 técnicos recebem orientações sobre como inserir as informacoes de seu estado no Portal. O PNGF vai integrar dados de todo o país sobre planos de manejo florestal sustentável, autorizações de supressão da vegetação, fiscalização, produtos florestais apreendidos, recursos orçamentários e participação social na gestão florestal, entre outros relacionados à gestão das florestas. O evento é realizado com o apoio da Unidade Regional Nordeste do SFB.

    A gerente substituta de Informações Florestais do SFB, Cláudia Rosa, explica que, com a capacitação, os estados do Nordeste fortalecem a iniciativa nacional de conferir mais transparência à gestão florestal no país por meio do Portal. Quando as informações estiverem disponíveis, será possível gerar estatísticas e fazer análises regionais e nacionais. Além disso, o PNGF será um importante instrumento de gestão pelo próprio órgão estadual de meio ambiente pela quantidade de informações estratégicas que produzirá.

    "O Portal permite avaliar como o Estado está atuando na proteção das florestas e trará informações que vão subsidiar o desenvolvimento de políticas florestais, e auxiliar no planejamento, gerenciamento e controle florestal por parte dos órgãos do Sisnama [Sistema Nacional de Meio Ambiente]", diz Cláudia.

    Esta é a segunda vez que o Serviço Florestal promove um encontro com os estados do Nordeste sobre o Portal. Em 2009, os órgãos ambientais da região puderam fazer sugestões ao PNGF, que estava em desenvolvimento. Hoje, o sistema do Portal está concluído e os estados já podem colocar os dados para torná-lo uma fonte efetiva de consulta.

    O Portal Nacional da Gestão Florestal surgiu para cumprir a exigência da Resolução 379 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que cria e regulamenta sistema de dados e informações sobre a gestão florestal e está amparada, entre outras normas jurídicas, pela Lei 10.650/03, que dispõe sobre o acesso público aos dados e informações existentes nos órgãos e entidades integrantes do Sisnama.

    Serviço

    Oficina sobre o Portal Nacional da Gestão Florestal

    Quando: até quarta-feira, 30/11/11

    Horário: 8h30 às 12h

    Local: Rua Dr João Lacerda, 395, Bairro Cordeiro - prédio da Perpart/SA (antigo prédio da Emater, ao lado do Parque de Exposições Agropecuárias do Cordeiro)

    Contato para a Imprensa

    Assessoria de Comunicação do Serviço Florestal Brasileiro

    (61) 2028-7130/ 7293/ 7277/ 7125

    comunicacao@florestal.gov.br

    • Publicações3784
    • Seguidores329054
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portal-informara-sobre-a-gestao-florestal-no-nordeste/2948149

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)