Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PORTARIA DA VEP/DF REGULA SAIDÃO DE NATAL E ANO NOVO

    Por meio da Portaria N. 008/2014 - VEP/DF, a Juíza de Direito Titular da Vara de Execuções Penais do DF regulamentou o benefício da saída especial (saidão) concedido por ocasião das comemorações de Natal e Ano Novo. O benefício que visa à ressocialização de presos está previsto na Lei de Execucoes Penais (Lei Nº 7.210/84) e é aplicado considerando-se que as comemorações dessa época do ano são apropriadas para o convívio em família e que gera resultados positivos para a reintegração dos detentos.

    A saída especial é concedida aos internos que tenham obtido, até a data limite de 24/11/2014, progressão ao regime semiaberto, com autorização para saídas temporárias e aos que têm trabalho externo efetivamente implementado, bem como aos internos com trabalho externo deferido, que já tenham usufruído, ao menos, de uma das saídas especiais nos últimos 12 meses. A medida, no entanto, não alcança os custodiados que estejam sob investigação, respondendo a inquérito disciplinar ou que tenham sido sancionados disciplinarmente.

    Foram incluídos na referida autorização os internos transferidos do CIR para o CPP por meio de decisões da VEP, que cumprem pena em regime semiaberto, desde que se enquadrem em ao menos uma das hipóteses descritas na portaria.

    Os presos que tiverem direito ao benefício desfrutarão de dois períodos junto à família: de 24 a 26/12 e de 30/12 a 02/01, com saída e retorno às 10h, ficando, obrigatoriamente, submetidos às seguintes condições:

    1) não praticar fato definido como crime; 2) não praticar falta grave; 3) recolher-se à sua residência até as 18h, podendo, durante o dia, transitar, sem escolta, no território do Distrito Federal, para o cumprimento das atividades que concorram para seu retorno ao convívio social; 4) ter comportamento exemplar; 5) manter bom relacionamento com a família; 6) não ingerir bebidas alcoólicas, não fazer uso ilícito de entorpecentes e nem frequentar prostíbulos, bares ou botequins; 7) não andar na companhia de outros internos ou ex-internos, de quaisquer espécies; 8) não se ausentar do Distrito Federal, exceto os que residem nas cidades que formam a região do entorno; 9) fornecer informações aos órgãos ou entidades encarregadas da fiscalização das presentes condições, caso solicitadas; 10) portar documentos de identificação; 11) retornar ao estabelecimento prisional no dia e hora determinados.

    A Portaria ressalta que o período autorizado, bem como a limitação aos contemplados com progressão carcerária e benefícios extramuros até a data de 24/11/2014, busca, justamente, possibilitar a efetiva fiscalização da saída especial, além de atender às necessidades dos estabelecimentos penais, objetivando acautelar e evitar eventuais fugas, assim como para garantir a disciplina dos detentos.

    • Publicações17734
    • Seguidores1336
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações473
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portaria-da-vep-df-regula-saidao-de-natal-e-ano-novo/158956614

    Informações relacionadas

    Lima e Duque Advogados Associados
    Modeloshá 9 anos

    [Modelo] Saidinha de Natal

    Richard Martins, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Requerimento de Saída Temporária

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)