Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Portaria limita horário de criança e adolescente nas ruas

    Começa a valer na próxima quinta-feira (25) a portaria editada pela juíza Jacqueline Machado, da Vara da Infância e Juventude de Nova Andradina, que proíbe a permanência de menores fora de casa à noite.

    Pela portaria, que disciplina as regras para vias públicas, festas e bailes, casas de jogos eletrônicos e hospedagem, menores de 12 anos devem se recolher até as 20h30m, a não ser que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis. Adolescentes entre 12 e 15 anos também devem estar em casa até as 22 h, se não estiverem com pais ou responsáveis. No caso de adolescentes entre 16 e 18 anos o horário não será limitado.

    Portaria de teor semelhante já está valendo na Comarca de Fátima do Sul e ficou conhecida como toque de recolher, mas a juíza de Nova Andradina acredita que o termo não se aplica e prefere nominar as novas regras de Toque de Proteger.

    A magistrada explica que a medida foi adotada em razão das várias queixas recebidas por ela de pais e mães durante audiências. "Nossa intenção foi a de criar um mecanismo de auxílio para os genitores, que sempre reclamavam nas audiências do fato de seus filhos (crianças e adolescentes) não os obedecer", disse.

    Ela explica também que a proibição é uma forma de proteger crianças e adolescentes que, quando estão nas ruas, ficam à mercê de criminosos e podem ser vítimas de todo tipo de exploração e violência. A juíza sabe que quem fará a verdadeira revolução são os pais, mas acredita na eficácia das normas previstas na portaria.

    Antes da vigência da portaria, a juíza deve participar de uma campanha de conscientização para que toda a sociedade tome conhecimento das novas regras. O lema da campanha será Limitar é um ato de proteção e de amor. Vamos proteger nossas crianças e adolescentes.

    "Depois do dia 25, em conjunto com as polícias militar e civil, além de membros do conselho tutelar, faremos operações para nos certificar que os horários estão sendo respeitados", completou a juíza.

    Veja a íntegra da portaria em arquivo anexo.

    • Publicações14505
    • Seguidores737
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12716
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portaria-limita-horario-de-crianca-e-adolescente-nas-ruas/1365741

    Informações relacionadas

    Portaria regulamenta horário e locais para permanência de crianças e adolescentes

    Notíciashá 13 anos

    Portaria regula entrada e permanência de crianças e adolescentes em academias

    Marcus Monteiro, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Crianças nas áreas comuns/de lazer dos condomínios: Cuidados e limites

    Adailton Moreira de Souza, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Desestruturação familiar e a conduta infanto-juvenil desviada na cidade de Barreiras/Ba: Uma abordagem à luz do controle social informal

    Francisco Afrânio Cunha, Estudante de Direito
    Artigoshá 3 anos

    Habeas corpus coletivo: Reflexões acerca deste Instituto Jurídico

    7 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    isso ainda está sendo válido? tenho 17 anos e saio com meu namorado de 19 anos, ele poderia ser reconhecido como meu responsável (NO EVENTO). continuar lendo

    Lógico que não a lei é bem clara, somente em companhia dos pais, adolescentes de 16 a 18 anos de idade sem limite de horas estando com os pais, sou Oseias de Paula, Messias é meu filho, não sei por que, a jusbral póis o nome dele continuar lendo

    Está lei deveria ser revista e jovens poderem no máximo ficar na rua até as 00:00 e olha lá caso não esteja acompanhado dos responsáveis.. ai sim muitos pais e mães não irão chorar depois de verem seus filhos perdidos para este horrível cenário que temos visto emitidas as cidades do Brasil !! Revisão da lei já !! O menor que fica na rua ate tarde só aprende o que não presta e não aceita as regras que seus pais impõe porque a lei os protegem Jovem na rua 90% de chance de estragar seu futuro e ser mais número ruim para este sistema que parece que só querem criar pessoas sem conhecimento e crescimento pessoal e familiar na vida !!! Lamentável o que acontece no Brasil !!! continuar lendo

    Moro no interior de São Paulo . Na minha cidade é comum ver "crianças" cursando em escola pública no período noturno , p qua horário de saída excede as 22:30h . Pensando que as que dependem de ônibus pra ir embora ainda chegaram em sua casa pós as 23h . De quem é a responsabilidade sobre elas . É se existe uma infração da lei nessa situação , já que quem determinou esse turno é um poder público. Obrigado. continuar lendo

    Eu chego a hora q eu kiser en casa tenho 16 anos lancei a brabaa continuar lendo