Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Posso pedir o reconhecimento da união estável após o falecimento do meu companheiro ?

    Publicado por Mirele Amélia
    há 2 anos

    Sim. É possível o reconhecimento de união estável depois do falecimento de um dos companheiros. No post de hoje, explicarei como você deve proceder caso esteja vivenciando ou conheça alguém que esteja nesta situação.

    A união estável deve ser entendida como “a convivência duradoura, pública e contínua, estabelecida com objetivo de constituição de família.”. Ao observarmos, atentamente, veremos que a união estável, para assim ser considerada, carece do objetivo de construção de uma família.

    Quando os herdeiros não reconhecem a ocorrência dessa união, ou mesmo o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social nega o pedido de pensão por morte, ou ainda o companheiro não consegue exercer os demais direitos inerentes à união, se faz imperativo o ajuizamento da ação de reconhecimento post mortem, apresentando à apreciação do Judiciário, todos os elementos que consigam comprovar a sua existência, através do cumprimento de suas características elementares.

    O processo de reconhecimento de união estável após a morte deverá ser interposto em face dos herdeiros do falecido. Sendo reconhecida a união estável por sentença, o companheiro fará parte do inventário, que é o processo necessário para a transmissão dos bens do falecido para os seus sucessores. É por isso que os herdeiros do falecido são chamados para contestar o reconhecimento da união, pois o eventual reconhecimento pode interferir no processo de partilha dos bens pelo inventário.

    O elemento essencial da ação que visa o reconhecimento post mortem da união estável, é a comprovação de suas características elementares.

    O interessado deverá apresentar provas robustas da existência da união, tais como comprovantes de endereço de ambos na mesma residência, fotos do casal, dependência em plano de saúde, funerário, seguro de vida, declarações de testemunhas, se houver filhos em comum, certidão de nascimento dos filhos, conta bancária conjunta, escritura de compra e venda de imóvel, entre várias outras. Procure um advogado para maiores informações.

    • Sobre o autorAdvogada l Atuante nas áreas: Cível, Previdenciário, Família e Consumidor.
    • Publicações3
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/posso-pedir-o-reconhecimento-da-uniao-estavel-apos-o-falecimento-do-meu-companheiro/1353241986

    Informações relacionadas

    Marcelo De Oliveira Galantini, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Ação de alimentos para maior de 18 anos

    Herika Maria Moreira, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    A Companheira do falecido não pode requerer o Inventário: Verdade ou Mito?

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Reconhecimento de União Estável Post Mortem - Procedimento Comum Cível

    CS Advogados e Apoio jurídico
    Notíciashá 3 anos

    Quando a mãe passa a morar com novo companheiro, o pai pode pedir revisão da pensão?

    Vieira Advocacia Geral, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de alimentos - maior de idade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)