Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PPS contesta acusação de propaganda antecipada em favor de Serra

    há 14 anos

    O partido Popular Socialista (PPS) apresentou contestação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para rebater a acusação do Partido dos Trabalhadores (PT) de que o programa partidário da legenda teria feito propaganda eleitoral antecipada em favor do pré-candidato à Presidência da República José Serra.

    De acordo com o PPS, a representação do PT é “descabida” e “infundada”, pois o programa apenas divulgou a realização de dois eventos internos do partido que contaram com a presença de José Serra, dentre outros políticos.

    A representação que o PT propôs ao TSE, afirmava que o programa partidário do PPS exibido no dia 10 de junho teria promovido uma divulgação pessoal da imagem de Serra com conteúdo que “contraria, sobremaneira, as normas que regem a propaganda partidária, que é a divulgação exclusiva do programa e da proposta política do partido”. Isso porque, de acordo com o PT, o pré-candidato teria ocupado parte significativa do programa nacional do PPS.

    Assim, o PT pediu a cassação do direito de veiculação de propaganda partidária do PPS, na modalidade de bloco, para o próximo semestre. Pediu também multa por propaganda eleitoral extemporânea tanto ao partido quanto a José Serra.

    O PPS, no entanto, argumenta que o programa se limitou a divulgar a realização de dois eventos partidários: o Congresso Nacional do PPS e a reunião do diretório nacional do partido. Na ocasião, José Serra participou como convidado assim como o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves e o deputado federal Fernando Gabeira.

    O único destaque dado a Serra foi no momento em que o PPS entregou a ele suas “propostas para o Brasil” que foram recebidas por ele na condição de pré-candidato do PSDB à Presidência da República.

    Portanto, sustenta que a divulgação dos eventos está intimamente relacionada à execução da linha programática do PPS e que “não há que se falar em qualquer desvirtuamento ou em desvio de finalidade na propaganda partidária que foi ao ar no dia 10 de junho passado”.

    O relator é o ministro Aldir Passarinho Junior.

    CM/LF

    Processo relacionado: Rp 137921

    Leia mais:

    15/06/2010 - TSE recebe representação do PT contra suposta propaganda eleitoral antecipada pelo PPS e José Serra

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações120
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pps-contesta-acusacao-de-propaganda-antecipada-em-favor-de-serra/2250430

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)