Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PR/DF fecha convênio para agilizar acesso a informações de cartórios de todo o país

    Termo de cooperação permite que servidores da Asspa tenham acesso a dados da Central Nacional de Informações do Registro Civil

    A PR/DF deu mais uma passo para facilitar e agilizar o acesso de membros e servidores a informações importantes e até decisivas para uma investigação: firmou um termo de cooperação junto à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) . Graças à parceria, servidores da Assessoria de Pesquisa e Análise (Asspa) poderão consultar e, se for o caso, solicitar segunda via de certidões digitais de nascimento, casamento, óbito, emancipação, interdição e união estável registradas em cartórios de todo o país. O extrato do documento que oficializa o acordo foi publicado nesta semana no Diário Oficial.

    O termo de cooperação foi assinado pelo procurador-chefe, Marcus Marcelus Goulart, e pelo vice-presidente da Arpen/SP, Luiz Carlos Vendramin Júnior e tem validade por tempo indeterminado. Pelas bases da parceria, as consultas e os pedidos de certidões poderão ser feitos pelos servidores da Asspa diretamente na Central de Informações de Registro Civil Nacional (CRC). Para isso, a Casa terá um administrador máster, que deverá manter o controle das pessoas responsáveis pelos acessos e também pelas informações disponibilizadas pela associação. O administrador é o assessor-chefe da Asspa, Cleiton Bandeira Sena.

    Caberá aos usuários cadastrados fazerem as consultas na base de dados, bem como direcionar as solicitações para que os cartórios conveniados possam emitir, o mais rápido possível as certidões. O primeiro passo, conforme explica o servidor, é fazer a busca no banco de dados. Se o registro for identificado, o passo seguinte é solicitar a emissão da certidão, o que é feito no próprio sistema. O termo de cooperação estabelece responsabilidades para as pessoas que, em razão da parceria, terão acesso aos dados. Entre as obrigações, está a de manter o sigilo das informações e de não permitir que terceiros possam consultar o sistema, sob pena de responder pelas violações.

    A estimativa é que, assim como em outros termos de cooperação, a medida possa agilizar o trabalho nos gabinetes, uma vez que sem o acesso ao sistema, os pedidos de informação precisavam ser feitos em forma de ofício, cujas respostas poderiam levar dias e até semanas para chegar ao destinatário. Além disso, Cleiton Sena aponta outras vantagens. “As informações de óbitos, por exemplo, agora a equipe vai buscar na fonte primária. Antes buscávamos em outras fontes, como a Receita Federal e o INSS, porém haviam várias inconsistências”, afirma. Além disso, como lembra o assessor, será possível identificar vínculos entre investigados de forma rápida e, principalmente, mais segura. “Vamos poder dizer com segurança que duas pessoas são casadas, ou que possuem união estável”, completa.

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Distrito Federal
    (61) 3313-5460 / 5459 / 5458
    prdf-ascom@mpf.mp.br
    www.mpf.mp.br/df
    twitter.com/MPF_DF




    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pr-df-fecha-convenio-para-agilizar-acesso-a-informacoes-de-cartorios-de-todo-o-pais/390419359

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)