Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/AM quer proibir propaganda antecipada de Omar Aziz em vídeo institucional

    há 14 anos

    A Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas (PRE/AM) representou junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) contra o governador Omar Aziz por propaganda eleitoral antecipada em vídeo institucional, veiculado nos dias 1º e 2 de maio deste ano.

    A representação também foi ajuizada contra a empresa Mene e Portella Publicidade Ltda., que produziu o vídeo, e o chefe da Agência de Comunicação do Estado do Amazonas (Agecom), Roberto Duarte, responsável pela contratação da agência de publicidade.

    O vídeo intitulado 'Caic Gilson Moreira', com duração de 30 segundos, teve um custo de produção de veiculação de mais de R$ 67 mil. A peça publicitária divulga a reforma e ampliação do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) da Cidade Nova, além do funcionamento de mais 11 Caic's no Amazonas e encerra com o slogan Com competência o Amazonas segue em frente.

    Propaganda institucional A Constituição Federal preconiza que a publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo apresentar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    Para a PRE/AM, mais do que informar a população a respeito das ações de governo, o vídeo procura incutir nos eleitores a ideia de aprovação do governo do estado, na pessoa do governador Omar Aziz. Os constantes elogios ao atual governo do estado e a referência ao futuro, com a expressão o Amazonas segue em frente, dão o ar de continuidade que o atual governador e pré-candidato à reeleição pretende conferir à campanha, caracterizando a propaganda eleitoral antecipada.

    A PRE/AM pede à Justiça Eleitoral que determine, em medida cautelar, a proibição de veiculação do vídeo 'Caic Gilson Moreira', sob pena de multa de R$ 50 mil a cada nova veiculação. Além disso, o pedido inclui também a condenação dos representados, nos termos da Lei nº 9.504-97, a pagamento de multa no valor da propaganda.

    Sacos de pão O governador Omar Aziz foi representado pela PRE/AM junto ao TRE-AM no início deste mês, por propaganda eleitoral antecipada em sacos de pão. Foram distribuídos 300 mil sacos de pão com impressos referentes a programas do governo estadual a 75 padarias de Manaus. A representação aguarda julgamento no TRE-AM.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Amazonas

    (92) 3663-5176 ou (92) 3611-3180 Ramal 202

    ascom@pram.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-am-quer-proibir-propaganda-antecipada-de-omar-aziz-em-video-institucional/2250421

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)