Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRE-PE pede ao TSE cassação do mandato do prefeito de Orobó/PE

    Segundo a Procuradoria, o prefeito cometeu abuso de poder político e econômico ao utilizar eventos com dinheiro público para ganhar publicidade em ano eleitoral

    há 7 anos

    A Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE-PE) quer que o prefeito eleito em Orobó, Cléber da Silva, conhecido como Cleber Chaparral, tenha seu diploma de prefeito cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em razão de suposto abuso de poder econômico e político praticado pelo então candidato durante a campanha eleitoral de 2016. Cleber Chaparral já havia sido condenado em primeira instância, mas teve a sentença modificada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que não viu motivos para cassação nem inelegibilidade, no entanto manteve o pagamento de multa para o prefeito.

    O abuso de poder político e econômico do então candidato foi constatado pela PRE-PE devido à constante distribuição de valores e benefícios para a população, assim como ocasiões de promoção pessoal em inauguração de obras públicas. O então prefeito e futuro candidato à reeleição promovia, com recursos públicos e em ano eleitoral, eventos de doação de peixes, enxovais para recém-nascidos, linhas para artesãs e presentes no dia das mães. Para a PRE-PE, tais acontecimentos evidenciam abuso de poder econômico. Além disso, houve abuso de poder político, uma vez que o candidato fazia de inaugurações de obras verdadeiro ato de campanha e promovia a distribuição de material escolar, por meio de eventos e discursos nas escolas.

    Segundo a PRE-PE, o propósito eleitoral dos eventos fica notório na medida em que o prefeito participava pessoalmente e fazia discursos durante a entrega de bens materiais a pessoas carentes. Nesse sentido, a Procuradoria entende que as condutas praticadas pelo prefeito em seu conjunto e no contexto de uma pequena cidade do interior carregam gravidade suficiente para caracterização de abuso do poder político e econômico, o que justifica a cassação do seu diploma. Sendo assim, a PRE-PE pede ao TSE que reestabeleça a sentença definida em primeira instância e Cleber Chaparral seja condenado à inelegibilidade e tenha seu diploma de prefeito cassado.


    Íntegra da manifestação da PRE-PE

    _________

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
    (81) 2121.9823 / 2121.9824
    prr5-ascom@mpf.mp.br



    A Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE-PE) é o órgão do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PE).

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações937
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-pe-pede-ao-tse-cassacao-do-mandato-do-prefeito-de-orobo-pe/446677961

    Informações relacionadas

    Rogério Tadeu Romano, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Servidor do MP ou do Judiciário não pode advogar

    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco TRE-PE - RECURSO ELEITORAL: RE XXXXX BREJINHO - PE

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)