Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/TO apresenta alegações finais em dois processos de investigação eleitoral

    há 13 anos

    A Procuradoria Regional Eleitoral no Tocantins (PRE/TO) apresentou alegações finais em dois processos de investigação eleitoral por abuso de poder durante as campanhas de 2010. Se julgadas procedentes, o vereador de Gurupi e apresentador de programa televisivo Marcão do Povo, a prefeita de Xambioá Ione Santiago e o candidato a deputado estadual e filho da gestora, Wilmar Leite, podem ser declarados inelegíveis por oito anos, contados a partir de 2010.

    Ainda no ano passado, o PRE/TO propôs ação de investigação judicial eleitoral contra Marcos Paulo Ribeiro de Morais, conhecido como Marcão do Povo, por abuso de poder econômico durante sua campanha a deputado estadual. Segundo a ação, o candidato cometeu o abuso ao se autopromover, divulgando em seu programa doações feitas à população carente, vinculando-as à sua candidatura. Nas alegações finais do processo, a PRE/TO transcreve trechos de fala do apresentador com características de propaganda eleitoral e de depoimentos de testemunhas que comprovam o caráter eleitoreiro das ações supostamente filantrópicas.

    A ação de investigação eleitoral contra Ione Santiago Pereira e Wilmar Leite foi ajuizada porque os investigados teriam cometido abuso de poder político e de autoridade no município. Em setembro de 2010, a gestora teria determinado o fechamento da prefeitura para que os servidores pudessem participar de caminhada em apoio a candidatura de seu filho. Em alegações finais, a PRE/TO usa os depoimentos de servidores municipais e fotos que comprovam que houve convocação por parte da prefeita e que, durante a caminhada, a prefeitura estava fechada e os servidores na caminhada. Para a PRE, a conduta dos investigados beneficiou a candidatura de Wilmar Leite e violou a legitimidade das eleições.

    Nos dois casos, a PRE/TO requer em alegações finais a declaração de inelegibilidade dos representados para as eleições do período de oito anos subsequentes à de 2010.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Tocantins

    (63) 3219-7298

    ascom@pgr.mpf.gov.br

    No Twitter: @mpf_to

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-to-apresenta-alegacoes-finais-em-dois-processos-de-investigacao-eleitoral/2736440

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)