Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Precisamos de movimento por direitos civis inter-racial

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 11 anos

    Entrevista concedida pelo especialista em estudos afroamericanos Henry Louis Gates Jr. ao jornalista Jorge Pontual, para o programa Milênio, da Globo News. O Milênio é um programa de entrevistas, que vai ao ar pelo canal de televisão por assinatura Globo News às 23h30 de segunda-feira, com repetições às 3h30, 11h30 e 17h30.

    Há 60 anos, em agosto de 1963, o reverendo Martin Luther King liderou a histórica marcha à Washington do movimento dos direitos civis. Diante do memorial ao presidente Lincoln, que cem anos antes libertara os escravos nos Estados Unidos, Martin Luther King fez o que muitos consideram um dos discursos de maior impacto do século 20. Eu tenho um sonho disse o líder dos negros americanos, que era o sonho da igualdade, da integração racial. Hoje o presidente do país é negro, a segregação racial perdeu legitimidade. As principais estrelas do entretenimento, do esporte, são negros. Muitos deles fazem parte da classe média. Ao mesmo tempo, persistem a pobreza e a falta de acesso à educação de qualidade para uma grande faixa da população negra. Para entender o que ainda impede que o sonho de Martin Luther King seja plenamente realizado, o Milênio foi à Universidade Harvard, onde o historiador Henry Louis Gates Jr. dirige o centro de estudos africanos. Intelectual renomado, Gates se especializou no estudo da diáspora africana no mundo, e por isso conhece bem a cultura negra do Brasil. Ele nos recebeu no centro W. E. B. DuBois, nome do fundador dos estudos afroamericanos nos Estados Unidos, onde há até uma sala dedicada ao rap e ao hip-hop.

    Jorge Pontual Vamos começar falando do instituto. Fale sobre o centro, o W. E. B. Du Bois. Os brasileiros não sabem que ele era.

    Henry Louis Gates Jr W. E. B. Du Bois foi o intelectual negro mais importante da História. O primeiro negro a conseguir um ph.D. em algum curso de Harvard, em 1895. Ele era acadêmico e ativista. Ele foi um dos fundadores da NAACP, sigla em inglês para a Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, em 1909. Ele viveu de 1868 a 1963, então ele evoluiu apoliticamente, defendendo todo tipo de ideologia possível. Ele foi assimilacionista, depois virou socialista, depois defendeu o nacionalismo negro, depois foi comunista. Ele morreu sendo comunista e sempre foi pan-africanista. Ele trabalhou estreitamente com intelectuais negros na América Latina e na África. Organizou vários congressos pan-africanistas, em Londres, em Paris, em 1900, 1919, em Manchester em 1945. E foi convidado de volta a Gana por Kwame Nkrumah, o primeiro presidente do país, quando sua independência foi declarada em 1957. Ele voltou para editar a Grande Enciclopédia Africana, que era seu sonho, uma enciclopédia Britannica de negros. Ele tinha o sonho de fazer isso desde 1909. Em 1909, ele tentou, mas não conseguiu o dinheiro. De 1931 a 1945, ele tentou, mas não teve dinheiro. Até que Nkrumah o convidou. Ele morreu editando esse projeto de enciclopédia, que nunca foi publicado...

    Jorge Pontual Até você publicar.

    Henry Louis Gates Jr É, com Kwame Anthony Appiah, um amigo querido.

    Jorge Pontual Foi muito difícil reunir todo esse conhecimento, toda essa história da experiência afroamericana?

    Henry Louis Gates Jr Isso é interessante. Todos que tentaram antes de mim e de Appiah, junto com Wole Soyinka, meu professore de Cambridge que adora o Brasil e é muito conhecido no país. Ele ganhou um Nobel. Nos conhecemos em Cambridge. Appiah e eu éramos estudantes, e Soyinka, que estava em exílio da Nigéria, era meu professor. Foi por causa dele que consegui meu Ph.D. Em Literatura Inglesa. Mas acho que decidimos em outubro de 1973 que faríamos isso. Eu tinha 23 anos. Levamos 25 anos, mas o fizemos. O que percebemos foi que todos costum...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11020
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/precisamos-de-movimento-por-direitos-civis-inter-racial/100653154

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)