Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Predestinação? Campanha sem a presença dos (possíveis) candidatos presidenciáveis?

    Publicado por Espaço Vital
    há 6 anos

    PRIMEIRO PONTO

    No creo en brujas, pero que las hay, las hay! A expressão corresponde a um dito popular castelhano, ao qual se atribui origem galega e que aportou no Brasil por força de nossa tradição luso-espanhola, especialmente aqui nos pampas.

    No início deste ano de 2018, qualquer prognóstico que fosse feito quanto à campanha presidencial certamente, por mais ousada que fosse, não se aproximaria da realidade dos últimos dias. Solidarizo-me com Oscar Wilde, para quem “a vida imita a arte, mais do que a arte imita a vida”.

    Tema recorrente dos últimos meses, cuja novela ainda não alcançou o último capítulo: Lula será ou não candidato? Participará como tal das propagandas ou não?

    O Tribunal Superior Eleitoral reconheceu, por unanimidade, sua condição de inelegível, enquadrado que está na Lei da Ficha Limpa. Porém, dois votos divergiram, em parte, da maioria: o do ministro Luiz Edson Fachin, acatando a recomendação, proferida em sede de liminar, pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU, autorizando a candidatura de Lula, ainda que em caráter precário. A ministra Rosa Weber, por sua vez, reconhecendo que a decisão de inelegibilidade é provisória, porque depende do trânsito em julgado.

    Embora vencidos, os dois julgadores se inclinaram para a manutenção de Lula nas urnas e, consequentemente, habilitando-o a participar ativamente da campanha, mesmo que recolhido à prisão, na condição de candidato provisório.

    Da decisão denegatória de registro da candidatura, foi interposto recurso extraordinário, que ainda se encontra sub judice quanto à sua admissibilidade, daí porque afirmar-se que tudo pode acontecer nos próximos desdobramentos.

    SEGUNDO PONTO

    Nos últimos dias, o Brasil acompanhou um ato de agressão e de barbárie, quando o candidato Bolsonaro, em campanha pelas ruas de Juiz de Fora (MG) foi atingido por uma facada no abdome. Selvageria que não merece abono de qualquer sociedade civilizada.

    Fato é que as condições de saúde do candidato, com boas projeções de recuperação, afastaram, pelo menos por ora, o candidato das campanhas, fazendo que o mesmo se faça representar por seu vice e por seu filho e o que mais a moderna mídia pode produzir, como, por exemplo, resgatando imagens pretéritas.

    O que há em comum nas duas situações? Os candidatos que melhor desempenho obtiveram nas primeiras pesquisas levadas a efeito estão fisicamente afastados das atividades pré-eleitorais; um porque se encontra recolhido na prisão; outro porque se encontra hospitalizado.

    Eta Brasil e suas diversidades!

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/predestinacao-campanha-sem-a-presenca-dos-possiveis-candidatos-presidenciaveis/623648009

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)