Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeito cassado de Nova Russas (CE) pede liberdade

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    No Habeas Corpus (HC) 111037, impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa do prefeito cassado de Nova Russas (CE), Marcos Alberto Martins Torres, pede a revogação da prisão preventiva contra ele decretada ou a substituição da segregação cautelar por medidas alternativas.

    Martins Torres foi preso em 13 de maio deste ano, por ordem de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), relatora de ação penal em curso naquela corte contra ele. O ex-prefeito é acusado de formação de quadrilha, falsificação de documento público, peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.

    A ordem de prisão preventiva foi revogada por outro desembargador do próprio TJ-CE, mas sua decisão foi cassada pelas Câmaras Criminais Reunidas da mesma corte, sob o argumento de que ele não teria competência para prolação da medida revogatória, concedida durante plantão em recesso forense.

    Contra essa decisão, a defesa impetrou HC no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a ordem de prisão. É contra essa decisão que a defesa recorre ao STF.

    Alegações

    A defesa alega ausência de fundamentação da prisão preventiva, decretada para fins de garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal. A desembargadora relatora afirmou que Martins Torres responde por desvio de recursos públicos, havendo vários fatos que colocariam em risco a instrução criminal, dentre as quais o desaparecimento de provas e a contaminação de prova testemunhal em face de constrangimento praticado pelo poder político-econômico do acusado.

    Por seu turno, a ordem pública estaria em risco pelo fato de a liberdade do ex-prefeito ameaçar a governabilidade municipal, em virtude da influência dele sobre diversos funcionários da prefeitura.

    Entretanto, segundo a defesa, Martins Torres foi cassado em 7 de agosto passado pela Câmara Municipal de Nova Russas, de modo que não teria mais como exercer influência sobre a administração municipal. Portanto, a ordem judicial careceria de fatos concretos a ensejar a prisão preventiva do ex-prefeito.

    Além disso, segundo ela, os quatro boletins de ocorrência que constam na denúncia do Ministério Público contra o ex-prefeito foram emanados de declarações unilaterais de pessoas que exercem cargo comissionado de estrita confiança do prefeito municipal em exercício, que têm todo interesse em permanecer no poder municipal. Daí o absoluto descompromisso com a verdade.

    FK/AD

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-cassado-de-nova-russas-ce-pede-liberdade/2915877

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)