Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeito de Xangri-lá perde função pública

    O Prefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani Barbosa, foi condenado pela Justiça à perda da função pública por burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal ao exonerar, em agosto de 2006, mais de 40 detentores de cargos em comissão, simulando enxugamento na estrutura da administração pública, readmitindo-os em um intervalo de cinco a sete dias. A decisão derivou de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Capão da Canoa.

    ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

    Na visão da promotora de Justiça autora da ação, Caroline Gianlupi, a conduta de Celso Bassani configura o chamado desvio de finalidade, pois a medida tomada não teve como fim simplesmente a redução do índice das despesas com pessoal. "Teve, sim, o fim de burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal, simulando uma redução de índice pelo período conveniente e necessário", afirma a Promotora de Justiça na petição inicial.

    Conforme argumento utilizado na ação, o Prefeito teria exonerado detentores de cargos em comissão readmitindo-os em seguida, em infringência à Constituição Federal , pois deveriam ser considerados extintos e somente poderiam ser criados novamente após quatro anos.

    Gianlupi destaca que Bassani "praticou, de forma livre e consciente, ato visando fim proibido ou diverso daquele previsto na legislação, em flagrante violação aos princípios informadores da administração pública, em especial o da legalidade".

    Agência de Notícias

    imprensa@mp.rs.gov.br

    (51) 3224-6938

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-de-xangri-la-perde-funcao-publica/1175809

    Informações relacionadas

    Espaço Vital
    Notíciashá 15 anos

    Prefeito de Xangri-Lá (RS) condenado à perda da função pública

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)