Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeito que pintou a cidade de vermelho deverá restaurar cor de prédios públicos em Colinas

    Luaciana Duailibe

    Graças a uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual, a Justiça determinou liminarmente, nesta segunda, 21, que o Prefeito José Santana Neto restaure a pintura de todos os prédios públicos de Colinas do Tocantins. De acordo com a Ação, assinada pelos Promotores de Justiça Guilherme Goseling Araújo, Guilherme Cintra Deleuse e Leonardo Gouvêa Olhe Blanck, o gestor vem, desde o final de 2011, se utilizando da condição de prefeito para realizar campanha eleitoral, fazendo o uso indiscriminado das cores do seu partido (vermelho e branco) na cidade, procedimento que afronta os princípios da administração pública e configura ato de improbidade. O prefeito teria identificado quase todos órgãos públicos nas cores branco e vermelho, as cores do seu partido político (Partido dos Trabalhadores), além de distribuir uniformes escolares na cor vermelha para os alunos da rede municipal e para os servidores do município, pintando na mesma cor escolas, o ginásio municipal, o estádio da cidade e os veículos do município, uns pintados e outros adesivados com a cor do partido.

    Só com uniformes foi gasto mais mais de 150.000,00, tendo José Santana realizado o fracionamento ilegal de despesas, por meio de carta-convite, para frustrar o procedimento licitatório, em valor muito superior a 80 mil reais, violando a Lei de Licitações. Segundo informado pelos Promotores de Justiça, foram gastos R$

    com vestimentas para o desfile de aniversário da cidade e outras despesas como uniformes, bandas e faixas, sem contar o que foi gasto com a caracterização dos veículos e pintura dos prédios.

    As arbitrariedades não param por aí. Embora exista uma lei municipal determinando como cores oficiais do Município o verde, amarelo, azul e branco, o prefeito vem fazendo uso de um logotipo próprio em todos os documentos e atos de propaganda do município, ao invés de usar o brasão oficial do município, em clara afronta ao princípio da impessoalidade da administração pública.

    Diante dos fatos, a Justiça determinou ao prefeito que proceda, em até 48 horas, a imediata substituição das cores do partido estampadas em repartições públicas, veículos, uniformes, praças, outdoors, pelas cores originais do Município de Colinas, conforme estabelece a Lei nº 1045/2009. O restabelecimento das cores originais deve ser feito em até 15 dias. O pedido liminar de afastamento, também formulado pelo MPE, será julgado após manifestação do agente público no processo.

    O MPE poderá pedir a impugnação da candidatura de José Santana Neto às reeleições, por considerar que tais práticas configuram abuso de poder político, com a intenção de favorecer o pré-candidato.

    Os cidadãos poderão informar sobre irregularidades eleitorais praticadas por agentes públicos por meio do disque denúncia de Colinas (63-99751206) ou pelo e-mail promotoreleitoralcolinas@gmail.com .

    • Publicações747
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-que-pintou-a-cidade-de-vermelho-devera-restaurar-cor-de-predios-publicos-em-colinas/3125905

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)