Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeitura anuncia licitação para compra da merenda - Diário de Pernambuco (Política)

    Denúncias contra empresas atuais fazem Executivo lançar concorrência para novos fornecedores

    A Prefeitura do Recife pública, hoje, o aviso de edital de licitação destinado à contratação de empresas para o fornecimento de merenda escolar. O anúncio acontece no momento em que as duas empresas responsáveis pelo serviço (Geraldo J. Coan & Cia Ltda. e SP Alimentação) são investigadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) pelo fornecimento do produto. O prazo para a apresentação de propostas terá início amanhã e tem duração de 15 dias.

    O prefeito Geraldo Julio (PSB), por meio de sua assessoria, informou que, além de Pernambuco, o anúncio da licitação será veiculado em jornais do Sul e Sudeste do país para elevar a concorrência. Essa medida foi tornada pública após uma tarde de críticas por parte dos vereadores de oposição na Câmara Municipal.

    As supostas irregularidades praticadas pelas duas empresas foram denunciadas pelo Diário, com base em informações do TCE. Uma auditoria do órgão apontou o recebimento pela SP Alimentação de pagamento, em 2011, por 688 mil unidades de refeição além do fornecido, o que teria gerado um prejuízo de R$ 2,07 milhões. Já a Geraldo J. Coan está sem contrato desde o fim do ano passado. Mesmo assim, teria recebido, neste ano, R$ 1,75 milhão pelo serviço. Responsável pelo fornecimento de 65% da merenda consumida nas escolas municipais, a empresa é investigada pelo Ministério Público Federal por suposta participação na máfia da merenda.

    As duas são velhas conhecidas da gestão petista. A J. Coan passou a fornecer alimentos para a prefeitura em 2004 e a SP Alimentação, em 2005, ambas no governo de João Paulo (PT), e foram mantidas na gestão de João da Costa (PT). Durante as duas gestões, foram comuns as denúncias de vereadores, principalmente em relação às prorrogações de contratos sem a realização de novas licitações.

    A nova licitação deve resolver a situação de instabilidade no fornecimento da merenda escolar. No caso da SP Alimentação, Geraldo Julio renovou temporariamente os aditivos para fornecimento de merenda. Já a Coan & Cia está oficialmente sem contrato, mesmo assim a empresa continua na ativa.

    • Publicações3897
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeitura-anuncia-licitacao-para-compra-da-merenda-diario-de-pernambuco-politica/100670525

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 6 anos

    Suspeito de liderar máfia da merenda em Pernambuco deve continuar preso

    TCE baixa o preço da merenda escolar da Prefeitura do Recife

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)