Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Prerrogativas: Comissão apura caso envolvendo abuso de autoridade contra advogada

    há 8 anos

    Uma advogada da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), Mariselma Aleixo de Moraes, recebeu voz de prisão nesta segunda-feira (22), na Corregedoria da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), sob a alegação de ter cometido crime de desobediência e desacato. A Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas do Advogado (CDAP) da OAB-PE foi acionada e estive no local.

    O presidente da CDPA, Antonio Faria, destaca que é crime prender o advogado no exercício da profissão. “A prisão só é permita quando feita em flagrante por crime inafiançável, o que não foi o caso”, afirmou. Os integrantes da CDAP acompanharam a advogada até a Delegacia de Crimes contra a Administração Pública para as formalizações necessárias, onde foi instalado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

    “Sendo o advogado veículo da cidadania, por meio do exercício pleno de direito de defesa, não pode o profissional da advocacia ter cerceadas as garantias constitucionais balizadoras do estado democrático de direito”, esclarece Antonio Faria. “A OAB não compactua com qualquer medida que enseje a mitigação do direito de defesa ou do exercício profissional”, conclui.

    A advogada se comprometeu a apresentar a CDPA os elementos envolvidos no caso, para que a Comissão possa investigar e tomar as medidas necessárias, que podem alcançar a representação por abuso de autoridade, representação correicional ou ainda o desagravo público no local do fato.

    • Publicações2322
    • Seguidores108
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prerrogativas-comissao-apura-caso-envolvendo-abuso-de-autoridade-contra-advogada/375975277

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)