Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente da Alepe pede urgência do STF na decisão sobre Adin contra redução de bancadas

    Representantes das Assembleias Legislativas que podem ter suas bancadas reduzidas na próxima eleição vão a Brasília, na próxima semana, solicitar urgência do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pela Assembleia de Pernambuco, em 2013. A informação foi repassada, nesta quarta (quatro de junho), pelo presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa, do PDT.

    De acordo com o parlamentar, no último dia 27, o Tribunal Superior Eleitoral ratificou resolucao de 2013, da própria Corte, que altera a quantidade de deputados federais de 13 Estados brasileiros. Ele salientou que Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul sofreriam redução das bancadas. Pará, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Amazonas, teriam um acréscimo. Guilherme Uchoa explicou que, além de perder uma cadeira na Câmara Federal, Pernambuco poderá ter, ainda, a redução de dois deputados estaduais.

    Segundo o deputado, o TSE não tem competência jurídica para tratar de matéria constitucional, sendo importante que o Supremo se pronuncie, uma vez que as convenções partidárias se iniciam no próximo dia 10 e vão até 30 de junho. O parlamentar comentou que é indispensável uma posição urgente, pois o prazo está se esgotando. Ele lembrou que, há seis meses, a Procuradoria da Casa ingressou com a Adin no STF.

    Uchoa ainda analisou o Projeto de Lei nº 1977/14, de autoria do Poder Judiciário, que institui o Bônus de Desempenho Jurisdicional (BDJ). O parlamentar explicou que a proposta não trata de aumento salarial, como divulgado pela imprensa, mas de uma premiação anual aos servidores, vinculada ao alcance de metas diretamente relacionadas à prestação jurisdicional.

    O deputado esclareceu que a norma terá 60 dias para regulamentação e, só no final de 2015, os servidores poderão ter direito ao bônus. Nesta quarta (quatro), a proposição foi aprovada em segunda discussão, em Plenário.

    Em relação à matéria publicada no último domingo, pelo Jornal do Comercio, intitulada Tudo em Nome da Cultura, o presidente da Alepe informou que a Casa Joaquim Nabuco tem o menor gasto com diárias e passagens entre as Assembleias do País, cerca de 45 mil reais anualmente.

    Guilherme Uchoa frisou que algumas missões culturais citadas foram pagas pela Federação do Comércio e outras custeadas pelos próprios parlamentares. Ele registrou duas viagens a Buenos Aires, na Argentina, com a família, e a Bogotá, na Colômbia, pagas pelo próprio parlamentar, para conhecer o trânsito da cidade, em 2012. (S.S.)

    • Publicações7346
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-alepe-pede-urgencia-do-stf-na-decisao-sobre-adin-contra-reducao-de-bancadas/122345831

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)