Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente da Amazon reúne magistrados para prestação de contas

    há 14 anos

    Na tarde do dia 28 de maio, o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), desembargador Aristóteles Thury, reuniu os associados para prestar contas de suas ações à frente da entidade. Ele, que há nove meses dirige a associação, começou seu discurso falando do anseio em dar uma satisfação das atividades que tem realizado.

    O encontro aconteceu no salão de vidros da sede campestre da associação, localizada no bairro de Flores (zona Centro-Sul). Cercados pelas belezas naturais do local, que inclui um lago para pesca e exuberantes palmeiras regionais, os juízes, em clima bem descontraído, ouviram Thury elencar as ações e conquistas da Amazon nos últimos meses.

    Ele começou lembrando a longa batalha pela aprovação da lei nº. 3.506, que instituiu os subsídios dos juízes e desembargadores como nova forma de remuneração, o que na prática leva ao pagamento da diferença salarial de 2005. Para Thury, muito se deve à sensibilidade demonstrada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub, aos pleitos da entidade. E acrescenta que “o destino, em ritmo de coincidência, fez com que Chalub, no exercício do cargo de governador sancionasse a lei”.

    Outra vitória apontada pelo presidente da Amazon foi a aprovação, pelo plenário do TJAM, da resolução que reconhece o direito dos magistrados amazonenses de receber a Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) – que agora, a pedido da Associação, está em fase de levantamento dos dados para fins de recálculo.

    No plano institucional, Thury garante que a entidade já se movimenta no sentido de apresentar emenda à Lei Complementar nº. 17 de 1997 para revogar o inciso XXIX, do seu art. 70, uma vez que torna vulnerável o direito de ir e vir do magistrado que pretende se deslocar para fora do Estado.

    Da mesma forma vai pugnar pela redução de 10% para 5% o escalonamento vertical entre as categorias que compõem o Judiciário amazonense.

    No aspecto estrutural da associação, o desembargador lembrou do recém assinado comodato celebrado entre a Amazon e o TJAM que garante a cessão, por 30 anos, de uma área de 160m² no 5º andar do Fórum Henoch Reis para construção da sede administrativa da entidade, e ainda, a continuidade da posse, por igual período, da sala atualmente ocupada no 2º andar. O que, na opinião de Thury, aumentará em muito a qualidade do atendimento ao associado.

    Ele destacou ainda, a reforma da sede campestre e a breve inauguração do Solar dos Magistrados, “que abrigará os colegas em trânsito”, explica o presidente da entidade.

    O desembargador ainda pontuou a ampliação dos convênios à disposição dos associados, a criação da Assessoria de Comunicação Social (Asscom) e Setor de Administração e Finanças (SAF), para organizar e dinamizar as atividades de suporte administrativo e institucional, e a criação do site da entidade para agilizar o fluxo de comunicação.

    Thury concluiu avaliando que ainda há muito a fazer e que administrar é muito mais do que fazer bem as coisas, é na verdade fazer as coisas certas. “Não queremos perder o foco no futuro, não só da nossa associação de classe como do próprio Poder Judiciário do Amazonas”, comenta.

    Próximo >

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-amazon-reune-magistrados-para-prestacao-de-contas/2219401

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)