Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do STF recebe Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos, em São Paulo

    há 15 anos

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, recebe nesta segunda-feira (15) o prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos. A cerimônia de entrega ocorre no Salão Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, às 10h30.

    O prêmio é oferecido pela OAB à pessoas que se destacam pela luta dos direitos humanos e pelo reconhecimento de que todos têm direito à cidadania e à dignidade, independente de raça, etnia, sexo, idade, condição social, devendo ser reconhecido como sujeito de direito.

    Esta é a 25ª edição do prêmio que foi instituído para lembrar aqueles que realizaram ações efetivas em defesa dos direitos humanos. De acordo com a OAB, o ministro Gilmar Mendes será o homenageado por ter empreendido uma luta continua na igualdade desses direitos.

    O advogado Franz de Castro Holzwarth, que empresta o nome ao prêmio, é símbolo dos direitos humanos. Nasceu em Barra do Piraí (RJ), em 1942, mas exerceu a advocacia em Jacareí (SP), onde orientava os presos. Ele desenvolvia com os detentos um trabalho de evangelização, sendo muito respeitado por todos. No dia 14 de fevereiro de 1981, Franz de Castro Holzwarth foi chamado para servir de mediador durante uma rebelião na delegacia da cidade de Jacareí. Ofereceu-se como refém dos amotinados e na fuga, o carro em que estava foi metralhado e todos morreram.

    Desde a primeira edição do prêmio, em 1982, já foram premiados José Gaspar Dutra Franceschini, José Carlos Dias, Heleno Fragoso, Agostinho Duarte de Oliveira, Paulo César Fonteles de Lima, Ulysses Guimarães, Vanderlei Aparecido Borges, Fábio Konder Comparato, Maria Elilda dos Santos, Caco Barcelos, Herbert de Souza, Vincente Paulo da Silva, Dom Paulo Evaristo Arns, Rabino Henry Sobel, Hélio Pereira Bicudo, André Franco Montoro, Júlio Lancellotti, Dalmo de Abreu Dallari, Plínio de Arruda Sampaio, Ranulfo de Melo Freire, Kenarik Boujiikian Fellipe, Fermino Fecchio Filho, Goffredo da Silva Telles Júnior, senador Abdias do Nascimento, APAE São Paulo e o ministro Março Aurélio de Mello.

    CM

    • Publicações30562
    • Seguidores629125
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-stf-recebe-premio-franz-de-castro-holzwarth-de-direitos-humanos-em-sao-paulo/397513

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)