Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TCE/SC é eleito secretário-geral do CNPTC

    O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, foi eleito secretário-geral do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), durante reunião ordinária realizada no I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu (PR).

    “Sinto-me honrado por esta escolha e motivado a auxiliar nosso presidente na condução dos trabalhos para o aprimoramento e fortalecimento do sistema das Cortes de Contas”, disse Adircélio.

    O novo presidente do CNPTC será o conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (TCM/GO) e o cargo de vice será ocupado pelo atual secretário executivo, conselheiro Severiano Costandrade de Aguiar (TCE-TO). Eles assumem a partir de 1º de janeiro de 2020.

    “Gostaria de parabenizar o conselheiro Adircélio, que foi eleito por aclamação, o que nos dá a dimensão desta escolha. O cargo é de extrema relevância, porque cuida do planejamento para as reuniões do CNPTC, além de representar o presidente em agendas pelo país. Quem ganha com a participação de Adircélio é o Conselho, pela qualificada contribuição que o presidente do TCE catarinense nos dará”, afirmou o atual presidente do CNPTC, conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE/RO).

    Na pauta da reunião do Conselho, ocorrida no dia 11, entre outros temas, foi discutida a PEC do Pacto Federativo e a recente alteração da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e seus impactos nos Tribunais de Contas.

    Participaram da reunião, também, os presidentes Fábio Nogueira (Atricon), Ivan Bonilha (IRB), Thiers Montebello (Abracon), e o anfitrião, conselheiro Nestor Baptista (TCE-PR).

    O I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas iniciou-se nesta segunda-feira (11/11), e contou com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Tófolli, na cerimônia de abertura. O evento vai até quinta-feira (14/11).

    Saiba mais: Atribuições do secretário-geral

    Art. 18 O secretário-geral do CNPTC será exercido por membro eleito por sua Plenária, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.

    Art. 19 Compete ao secretário-geral praticar os atos de secretaria nas reuniões realizadas pelo CNPTC, e especialmente:

    - auxiliar diretamente o presidente no exercício de suas atividades, sempre que por ele for designado para missões especiais;

    - promover todas as publicações relativas às atividades do CNPTC;

    – substituir o vice-presidente ou presidente, nesta ordem, em suas faltas e impedimentos, e suceder-lhes, no caso de vacância; e

    - exercer outras atividades inerentes ao cargo ou que forem delegadas.

    Acompanhe o TCE/SC:

    www.tce.sc.gov.brNotíciasRádio TCE/SC

    Twitter: @TCE_SC

    Youtube: Tribunal de Contas SC

    WhatsApp: (48) 99113-2308

    Instagram: tce_sc

    • Publicações2746
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tce-sc-e-eleito-secretario-geral-do-cnptc/779855118

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)