Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRESIDENTE DO TRF3 PARTICIPA DO 1.º FESTIVAL DE INOVAÇÃO DO JUDICIÁRIO

    Evento comemorou o 2.º aniversário do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo

    A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, participou do 1.º Festival de Inovação do Judiciário, realizado no dia 27/09, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O evento comemorou os dois anos de criação do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab).

    A frente de honra contou com a presença do Diretor Titular Adjunto do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera Fiesp, Ciro Furtado Bueno Teixeira; do Ouvidor-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região, Desembargador Federal Fausto De Sanctis; da Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Juíza Federal Luciana Ortiz; do Coordenador do iJuspLab, Juiz Federal Paulo Cezar Neves Junior; do Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo/Interior, Juiz Federal Décio Gimenez; do Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo/Capital, Juiz Federal Caio Moysés de Lima; e da Advogada e Arquiteta Elaine Loverra.

    No início do evento, foi exibido vídeo comemorativo que destacou alguns projetos desenvolvidos no iJuspLab desde sua inauguração, voltados ao aprimoramento da gestão administrativa e dos serviços judiciários na 3.ª Região.

    Na sequência, o Diretor Ciro Furtado Bueno Teixeira, em nome do Presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e do Diretor do Departamento Jurídico da entidade, Hélcio Honda, saudou a presença de todos e cumprimentou os magistrados que tiveram a motivação e o engajamento para buscar a inovação. Também aproveitou a oportunidade para citar alguns projetos que a entidade tem apoiado.

    “A Fiesp está sempre à disposição da Justiça, inclusive na semana passada foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Justiça e as entidades da indústria paulista que, entre outros projetos, propõe a criação da Aliança Nacional para o Treinamento e Combate a Crimes Cibernéticos e a Frente Nacional de Combate e Prevenção ao Roubo de Cargas”, afirmou o Diretor.

    De acordo com ele, a inovação está no “DNA” da Fiesp. “Nosso objetivo é focar na inovação. Acredito que o evento de hoje é só um começo. Com certeza, existe uma expectativa de melhoria dos serviços da Justiça, atendendo aos interesses dos jurisdicionados e trazendo ferramentas e soluções que possam ajudar os magistrados a distribuir justiça com mais celeridade e efetividade e também maior motivação para o servidor público”, disse.

    A Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Juíza Federal Luciana Ortiz, contou como a ideia do laboratório de inovação surgiu, cresceu e frutificou. “A burocracia corrói o ideal. Nós, servidores públicos, somos engessados e amordaçados por burocracia. E, hoje, corajosamente, de forma coletiva, rompemos esses grilhões, e criamos, ousamos e mudamos. O iJuspLab tem essa energia e essa força. É um ambiente de sensibilidade e humanidade, colocar-se no lugar do próximo e doar-se no processo criativo, sem personalismos, mas em uma obra coletiva que envolve os sentimentos mais nobres”.

    A Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, cumprimentou todos pela realização do evento e parabenizou os Juízes Federais Paulo Cezar Neves Junior e Luciana Ortiz pelo projeto. Agradeceu à Fiesp, na pessoa do Diretor Ciro Furtado Bueno Teixeira, pela acolhida e por sempre ter colaborado, cedendo espaço, recursos e ideias.

    No início, ela pensou que o projeto não vingaria. “Quem não conhece o Judiciário não imagina o quanto é difícil motivar, mudar, realizar; e quantas são as amarras burocráticas e orçamentárias”, afirmou. Porém, quando o laboratório foi criado, a perspectiva mudou: “Senti o sopro de vida que precisávamos. Era a motivação para fazer diferente, para acreditar que é possível transformar o Judiciário em uma casa que efetivamente pode levar a paz para a sociedade”, elogiou a Presidente.

    Segundo a Presidente, o projeto só cresceu desde então. “Outros atores vieram agregar ao nosso trabalho e contribuir muito. Com isso, chegamos a soluções mais consistentes e de eficiência comprovada. Nós somos servidores públicos. Trabalhamos para que o serviço seja feito da melhor forma. Nosso trabalho não é para nós, é para a comunidade; e o nosso trabalho se tornou mais produtivo, leve e transformador, com todos construindo juntos”.

    Palestras e “Just Pitch Festival”

    Inovação, oportunidades e futuro do Judiciário, foram os principais destaques do Festival, que reuniu Magistrados, Promotores, Procuradores, Delegados, Defensores, Professores, Advogados, servidores do Poder Judiciário, estudantes e o público interessado.

    O evento prosseguiu com as palestras “Isso é só o Começo”, proferida pelos Juízes Federais Caio Moysés de Lima, Coordenador de Inovação Tecnológica da JFSP, e Paulo Cezar Neves Junior, Coordenador do iJuspLab, e “Inovação, licitações e contratos públicos”, proferida pelo Professor de Direito Administrativo na Universidade de São Paulo (USP), EDB/SP e IDP/DF, Gustavo Justino de Oliveira.

    À tarde, foram realizadas as apresentações do “Just Pitch Festival”. Startups, empresas, universidades, centros de pesquisa, entre outros, expuseram seus projetos para aprimorar a gestão, a transparência e a prestação dos serviços da JFSP. As melhores propostas foram premiadas. Todas elas serão compartilhadas nacionalmente na rede de inovação da Justiça Federal.

    O evento foi encerrado com o lançamento do livro "Inovação no Judiciário” - iJuspLab: conceito, criação e práticas do primeiro Laboratório de Inovação do Poder Judiciário.

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3

    • Publicações4474
    • Seguidores2961
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-trf3-participa-do-1-o-festival-de-inovacao-do-judiciario/765133185

    Informações relacionadas

    Réplica - TJSP - Ação Cancelamento de Vôo - Procedimento Comum Cível

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)