Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TRT da 15ª realiza visita institucional a Ribeirão Preto

    Desembargador Renato Buratto se reúne com juízes de 1ª Instância da região; agenda de encontros incluiu também representantes do governo municipal e da Câmara de Vereadores, além da Seccional da OAB Aproximação com as varas de 1ª instância e canal aberto para o diálogo, com o objetivo de buscar soluções conjuntas para melhorar cada vez mais as condições de trabalho e de atendimento à população. Esta foi a tônica da reunião realizada na última sexta-feira, no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto, pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, e juízes que atuam na Circunscrição da Justiça do Trabalho, sediada no município. A iniciativa foi a primeira de uma série de visitas institucionais, previstas para este semestre, às unidades de 1ª instância do Regional.

    Na audiência, Buratto apresentou os principais projetos de sua gestão na presidência do TRT da 15ª Região, que tem como foco principal o diálogo e a aproximação com as Varas do Trabalho, além de investimentos em tecnologia da informação, capacitação de pessoal e infraestrutura física. "Comparo as 153 Varas do Trabalho como filhos, com necessidades totalmente diferentes, então não é possível dar tratamento igual para desiguais. Têm aqueles que precisam de carinho especial, outros que andam sozinhos, como é o caso aqui de Ribeirão Preto, que passou por melhorias significativas. Mas temos situações em outros municípios que precisam de atenção especial", explicou o desembargador presidente.

    A proposta de diálogo foi muito bem recebida pelos juízes da Circunscrição de Ribeirão Preto, que é formada por 30 Varas do Trabalho e três postos avançados, perfazendo 91 municípios da região. Para o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho - 15ª Região (Amatra), Flávio Landi, a iniciativa valoriza as relações entre as esferas do Regional. "Gostaria de enaltecer esta iniciativa, que valoriza o nosso trabalho e permite à presidência, saber das peculiaridades de cada circunscrição e até identificar pontos comuns", disse. Durante a reunião foram abordados ainda temas como produtividade, capacitação, convênios e parcerias para o atendimento de demandas menores locais, bem como a construção das sedes próprias do Fórum Trabalhista de Franca e da Vara do Trabalho de Porto Ferreira. Os recursos para a edificação das unidades (R$ 2 milhões para o FT de Franca e R$ 900 mil para a VT de Porto Ferreira) foram incluídos no orçamento federal de 2011, por meio de emendas aprovadas pelo Congresso Nacional. Foi anunciado também o recebimento de novos computadores pelo Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto. Equipadas com dois monitores, as máquinas visam adequação ao processo eletrônico.

    O encontro contou com a participação de mais de 30 juízes de 1ª Instância. Além do desembargador presidente, compuseram a mesa de trabalhos, o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Renato Sant'Anna, o diretor do Fórum de Ribeirão Preto, Marcos Porto, o juiz auxiliar da presidência do TRT da 15ª Região, Edson Pelegrini e o presidente da Amatra, Flávio Landi. Dialogo também entre os poderes

    O desembargador presidente, Renato Buratto, se reuniu à tarde com a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, e com os secretários de Governo, Willian Latuf; da Administração, Março Antônio do Santos, e dos Negócios Jurídicos, Vera Zanetti. Durante o encontro, Buratto ressaltou a importância da região de Ribeirão Preto dentro do contexto da 15ª, que corresponde a 20% da movimentação processual do Tribunal e destacou as parcerias entre os poderes Executivo e Judiciário na construção do atual Fórum Trabalhista do município, inaugurado no ano passado.

    A prefeita Dárcy Vera, por sua vez, teceu elogios ao Judiciário Trabalhista e se referiu à oportunidade de canal aberto para o diálogo entre os poderes. "A modernização do novo prédio beneficiou a população, assim como o investimento realizado em informatização contribuiu para agilidade e rapidez no atendimento. Estou muito feliz com o trabalho e parceria entre a prefeitura e o Judiciário Trabalhista. Temos inclusive a liberdade de buscar orientações" , disse.

    O desembargador Buratto foi recebido também na Câmara de Vereadores de Ribeirão pelo presidente do Legislativo municipal, Nicanor Lopes, que enfatizou a importância do relacionamento entre poderes judiciário, executivo e legislativo. "Agradecemos muito a visita do desembargador Renato Buratto e também nos colocamos à disposição", comentou. Participaram do encontro os vereadores André Luiz da Silva, Marcelo Palinkas e Saulo Rodrigues e o juiz titular da 1ª. Vara Trabalhista de Ribeirão Preto, Renato Sant'Anna. Seccional da OAB

    A visita à cidade foi finalizada com um encontro entre o presidente do TRT e o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo Rui Giuntini, além de outros advogados que militam na região. Na reunião, Buratto respondeu algumas questões relacionadas aos projetos do Regional e as perspectivas para 2011, envolvendo a Circunscrição de Ribeirão Preto.

    • Publicações8277
    • Seguidores631951
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-trt-da-15-realiza-visita-institucional-a-ribeirao-preto/2564974

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)