Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente Marcelo Tavares recebe adjunto da Seppir

    O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Tavares (PSB) recebeu, na tarde desta sexta-feira (15) o adjunto da Secretaria Nacional Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Elói Ferreira de Araújo. Ele esteve no estado para divulgar a 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, programada para acontecer em Brasília, entre os dias 25 e 28 de junho. Na oportunidade o secretário-adjunto fez o convite para que a Casa se faça presente ao evento.

    Elói Ferreira esteve acompanhado do representante nacional do Conselho de Igualdade Racial, Luiz Alves Ferreira, bem como de representantes do movimento negro no estado.

    Segundo o secretário, a realização da conferência nacional será um momento importante na história brasileira, já que um dos principais temas abordados será a constituição do Estatuto da Igualdade Racial. "Ao longo da história já obtivemos muitos avanços na questão racial. Mas é preciso ir mais um pouco além. Por isso é importante se discutir o Estatuto", afirmou.

    Neste sentido de avanço Elói Ferreira disse que uma nova legislação resgatará o vazio deixado por outras ao longo da história brasileira:"Ele [Estatuto] está para a gente tal qual a Lei Áurea no século 19, que extinguiu a escravidão, mas deixou o negro sem escola, sem habitação, sem saúde. Este novo estatuto permite agrupar tudo isso e promover a real inclusão do negro na Democracia" .

    CONFERÊNCIA ESTADUAL

    O presidente Marcelo Tavares mostrou-se solidário à questão e disse que além das causas raciais, ainda há no estado e em todo o país um verdadeiro abismo social. "É preciso abranger muito mais ainda esse debate para que se busque uma forma de diminuí-lo. Mas na ausência de outras políticas sociais melhores, essa ainda é bem importante", afirmou.

    Tavares recebeu o convite para que parlamentares maranhenses estejam na conferência nacional e um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Nele, há a afirmação de que mesmo mantendo as atuais políticas afirmativas no enfrentamento das desigualdades raciais, ainda levará 69 anos para que os negros brasileiros atinjam as mesmas condições dos não-negros.

    Marcelo Tavares também colocou a Casa à disposição para que nela seja realizada a conferência estadual, nos dias 9 e 10 de junho, de onde serão escolhidos os delegados para o evento nacional.

    "Será uma satisfação recebê-los. Quem sabe até, algumas das propostas que aqui serão discutidas podem logo ser transformadas em lei", sugeriu o presidente.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-marcelo-tavares-recebe-adjunto-da-seppir/1064984

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)