Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente Miguel Kfouri Neto anuncia construção do Centro Judiciário do Ahu, em Curitiba

    há 13 anos

    As comemorações dos 120 anos do Tribunal de Justiça, nesta sexta-feira (30), começaram com uma entrevista coletiva do presidente Miguel Kfouri Neto num café-da-manhã com jornalistas. O presidente apresentou o projeto de construção do Centro Judiciário, que deve ser inaugurado em outubro de 2012 e vai reunir as Varas Cíveis que atualmente funcionam no Fórum Cível de Curitiba.

    O presidente falou, entre outros temas, sobre orçamento e projetos para 2012, segurança de magistrados, controle externo do Judiciário, atividade cartorial, avanços na implantação do processo eletrônico e investimentos para melhorar as condições de atendimento à população no 1º Grau de Jurisdição. "Temos a meta de construir 100 mil metros quadrados em dois anos. Quarenta mil metros quadrados já foram contratados. Não teremos mais Fóruns em condições precárias no Paraná", afirmou.

    A importância da transparência do Judiciário foi ressaltada pelo presidente. "Nesses 120 anos nosso Tribunal é estável, transparente e será cada vez mais aberto ao povo. Em setembro instalamos nossa Ouvidoria, que tem recebido diariamente cerca de 300 consultas e reclamações. Quanto mais vias o cidadão tiver para reclamar, melhor. O Poder Judiciário não pode ficar encastelado. Tem que dialogar com a população", disse.

    Os avanços na implantação do sistema de processos eletrônicos também foram destacados por Miguel Kfouri Neto. "Somos o Tribunal no País que tem mais processos eletrônicos e o terceiro em critérios gerais de informatização, atrás apenas do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. O Paraná tem o maior número de advogados cadastrados no sistema de processos eletrônico: 24,3 mil. Neste ano já tivemos 286.801 sentenças em processos eletrônicos", relatou.

    A informatização tem ajudado a melhorar a produtividade dos julgamentos de recursos pelos desembargadores do Tribunal. "A produtividade do nosso Tribunal é muito boa, com 110 mil recursos julgados neste ano, uma das mais elevadas do País", apontou.

    O presidente comentou a ênfase da administração do Tribunal no 1º Grau de Jurisdição. "Até o final do ano teremos instalado 41 varas e mais uma comarca, a de Marmeleiro. Preenchemos 70 vagas de juiz e há outras 34 em fase de preenchimento. A instalação de Varas prioriza áreas de maior demanda pela população – Infância e Juventude, Crime e Família. Vamos instalar mais cinco Varas Cíveis e mais duas unidades dos Juizados Especiais em Curitiba; uma Vara de Execuções Penais em Cruzeiro do Oeste, onde há um presídio; uma segunda Vara Cível em Campo Largo; a 2ª Vara Cível de Arapongas; uma Vara da Infância e Juventude em Marechal Cândido Rondon; uma Vara da Fazenda Pública em São José dos Pinhais, onde há um grande número de execuções fiscais; e a 2ª Vara da Família em Cascavel. Somos um Poder preocupado em prestar o melhor atendimento à população", afirmou.

    • Publicações7531
    • Seguidores1179
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-miguel-kfouri-neto-anuncia-construcao-do-centro-judiciario-do-ahu-em-curitiba/138717868

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)