Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Presídio masculino de Corumbá deve passar por inspeção

    há 15 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Corumbá (MS) recomendou ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que promova inspeção no estabelecimento penal masculino de Corumbá. Para o MPF, a situação no local é precária e ofensiva à dignidade da pessoa humana.

    Segundo investigações do MPF, nos últimos 12 meses o Depen não realizou nenhum monitoramento nos estabelecimentos penais de Corumbá. O presídio masculino do município enfrenta grandes deficiências, principalmente as relativas à superlotação.

    De acordo com Edinaldo Dias Lemos, diretor do presídio de Corumbá, o estabelecimento tem capacidade para abrigar 150 presos, mas, em março de 2009, comportava 537 258% acima do permitido. Além disso, há falta de segurança, ausência de assistência médica, reduzido número de servidores penitenciários e a existência de presos com tuberculose, o que aumenta os riscos de contaminação dos demais presos e dos servidores com a superlotação.

    Para o procurador da República Wilson Rocha Assis, que propôs a recomendação, o encarceramento em condições precárias, como ocorre no estabelecimento penal de Corumbá, fere os mais básicos direitos fundamentais do homem, pois submete o preso a tratamento desumano e degradante.

    O Departamento Penitenciário Nacional tem 45 dias para realizar inspeção no estabelecimento e encaminhar relatório ao MPF detalhando as condições físicas e médico-sanitárias verificadas e as medidas necessárias para a pronta resolução da situação do presídio.

    Caso o Depen não acate a recomendação, o MPF tomará as medidas judiciais cabíveis.

    Recomendação - Recomendação é uma forma extrajudicial de atuação do MPF. A recomendação não tem valor de ordem judicial, mas deve ser observada para evitar ação judicial. É um recurso usual para melhoria de serviços públicos ou de relevância pública bem como para fazer respeitar os direitos coletivos.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul

    (67) 3312 7265/ 3312 7283

    ascom@prms.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações574
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidio-masculino-de-corumba-deve-passar-por-inspecao/1326880

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 15 anos

    MPF/MS: instituições assinam acordo para melhorar condição carcerária em Corumbá

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)