Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Preso por tráfico de drogas alega excesso de prazo e pede liberdade ao STF

    há 15 anos

    Preso há mais de quinhentos dias no presídio Professor Olavo Oliveira II, em Fortaleza (CE), pela acusação de tráfico de drogas, o motorista G.V.T.F. ajuizou Habeas Corpus (HC 97521) no Supremo Tribunal Federal (STF). Por conta do excesso de prazo, ele quer aguardar em liberdade o desfecho do processo a que responde pelo crime, previsto na Lei 11.343 /06.

    G.V. foi preso em flagrante em agosto de 2007, no bairro Castelão. Após investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecente de Fortaleza, a Polícia Federal encontrou entorpecentes no forro lateral de seu carro.

    De acordo com o advogado, G.V. foi interrogado em 1º de fevereiro de 2008. A seguir, no dia 12, foram ouvidas duas testemunhas do Ministério Público. Neste mesmo dia, prossegue o defensor, foram expedidas cartas precatórias para a colheita de depoimento de duas testemunhas da defesa e uma precatória para Juazeiro do Norte, para que fosse ouvido um policial federal. Desde então, o processo está parado, afirma a defesa do motorista, aguardando o cumprimento desta carta enviada para Juazeiro.

    Conforme a nova lei antidrogas, diz o advogado, quando não há solicitação de exame toxicológico, como é o caso, o prazo para a conclusão de instrução criminal é de noventa dias. O dilatamento no prazo para instrução processual, pelo qual G.V. não tem responsabilidade, causa prejuízo para seu cliente, diz o advogado.

    Despacho

    O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), despachou no processo, solicitando informações sobre a alegada demora no cumprimento da carta precatória ao Juízo de Direito da 3ª Vara da Comarca de Juazeiro do Norte CE.

    MB/EH

    • Publicações30562
    • Seguidores629076
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/preso-por-trafico-de-drogas-alega-excesso-de-prazo-e-pede-liberdade-ao-stf/648000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)