Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Prevenção da violência no trabalho são debatidos no 2º dia do Seminário Internacional do Trabalho Seguro

    Especialistas debateram os temas na tarde da última quinta-feira (17), no segundo dia do 5º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro.

    O professor David Sanchez Rubio, do Departamento de Filosofia do Direito da Universidade de Sevilha (ESP), abriu a segunda parte do segundo dia do 5º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro com a Conferência “Violências no Trabalho: Direitos Humanos”.

    Segundo ele, as situações de dependência e as condições desiguais são uma fonte de violência psicológica e física e podem resultar em problemas como a precarização e o desemprego. “Temos normalizado e naturalizado um modo de agir que, embora possa não parecer, provoca violências extremas”, explicou.

    Enfrentamento

    Abrindo o segundo painel, que teve como tema “Violências: Formas de Enfrentamento’, a professora de Direito Aldacy Rachid Coutinho, procuradora do Estado do Paraná aposentada, abordou as dificuldades político-econômico-sociais para a efetiva execução de um conjunto de atos, normas e leis que regem ambientes de trabalho com a exposição “O Compliance: Potencialidades e Aspectos Críticos”. Ela apresentou possíveis estratégias para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.

    O segundo expositor foi o professor Roberto Heloani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que apresentou o tema “Enfrentamento da violência no local de trabalho”. Segundo ele, a sociedade precisa, primeiro, admitir a existência da violência no mercado de trabalho e os riscos sociais graves envolvidos nessa realidade. “Com isso, podemos começar a falar em prevenção. A impossibilidade de dialogar dentro de uma organização já é violência”, disse.

    Para o professor, a sociedade tem permitido que essa situação se legitime, mas essa lógica instrumental não pode se concretizar, e a dignidade não pode ser negociada. “Não podemos perder a compaixão e devemos ter limites para que não nos transformemos em máquinas”, concluiu.

    Prevenção

    Na exposição “A prevenção da violência na empresa: retorno do investimento”, o médico Eduardo Ferreira Arantes, especialista em Medicina do Trabalho e diretor técnico comercial da Vida Care, destacou que as empresas precisam adotar mais ações preventivas.

    Ele contou sua experiência profissional à frente de um programa de gestão de fatores de riscos psicossociais para grandes e médias empresas e explicou que o planejamento começa com a sensibilização da liderança, passa pelo diagnóstico do problema e pela formação de um comitê de trabalhadores e se encerra com a implantação das ações.

    Apoio a iniciativa

    O Painel “Violências: Formas de Enfrentamento” foi presidido pelo superintendente nacional jurídico da Caixa Econômica Federal (CEF), Leonardo Faustino, que destacou a relevância do evento para a conscientização sobre a necessidade de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

    O diretor jurídico da CEF, Gryecos Attom Valente Loureiro, também ressaltou a importância de apoiar iniciativas sobre tema tão sensível para as relações de trabalho. “Um seminário de nível internacional, com palestrantes que trazem visões e opiniões sobre debates que estão ocorrendo em outros países, só engrandece a produção final que vai se extrair desse encontro”, disse.

    Além do patrocínio da Caixa Econômica Federal, o evento conta com o apoio Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

    Fonte: CSJT

    • Publicações5674
    • Seguidores630275
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prevencao-da-violencia-no-trabalho-sao-debatidos-no-2o-dia-do-seminario-internacional-do-trabalho-seguro/770659058

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)