Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 3: Avanço tecnológico dá à SPC agilidade na comunicação com fundos

    há 15 anos

    Da Redação (Brasília) - A análise eletrônica implantada pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) possibilitou melhor qualidade de comunicação entre a secretaria e as entidades fechadas de previdência complementar, segundo avaliação dos diretores Carlos Marne (Relações Institucionais) e Maria Ester Veras (Análise Técnica) e das técnicas Juliana Cardozo e Roberta Ribeiro da Silva.

    O avanço tecnológico permite a adoção de um procedimento simplificado nos processos de análises dos pedidos de autorização de aplicação de estatutos, regulamentos de planos, convênios e suas alterações, desonerando assim as entidades fechadas de previdência complementar (EFPC).

    Certificação - O diretor de Relações Institucionais e Organização da SPC, Carlos Marne, explicou a proposta de resolução que a SPC enviará, ainda este ano, para o Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC), sobre a certificação dos dirigentes das EFPC, além do processo de avaliação curricular, precedido de exame, entrevista ou curso de capacitação.

    A certificação dos dirigentes das EFPC terá caráter obrigatório para os membros da diretoria-executiva e será facultativa para os integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal. Além disso, o processo de avaliação será curricular, precedido de exame, entrevista ou curso de capacitação.

    O secretário-adjunto da SPC, Carlos de Paula, adiantou que a secretaria apresentará ao CGPC proposta sobre as operações de fusão, cisão, incorporação de planos, retirada de patrocínio, transferência de gerenciamento, de reservas e de participantes dos fundos de pensão. Segundo ele, a resolução “será equilibrada, em sintonia com o arcabouço jurídico vigente e com os contratos existentes, mas, sobretudo, consonante com a preservação dos interesses dos participantes”.

    Educação -A coordenadora-geral de Controle, Estudos e Pesquisas do Departamento de Monitoramento da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), Patrícia Monteiro, explicou o Programa de Educação Financeira (Enef) tem como objetivo conscientizar a população brasileira sobre a importância da previdência, abrangendo os regimes geral, próprio e de previdência complementar fechada e aberta. Segundo ela, a educação previdenciária visa à inclusão e à permanência das pessoas nos regimes disponíveis e aplicáveis.

    Gestão de riscos - O Estado pode e deve atuar como “redutor de riscos” ao intervir no campo econômico, reservado à iniciativa privada, afirma o diretor de Legislação e Normas da SPC, Ivan Bechara. Ao comentar o tema “O Poder Judiciário e o equilíbrio atuarial e financeiro dos fundos de pensão”, Bechara ressaltou que, no contexto das boas práticas de gestão de risco, no âmbito dos fundos de pensão, é a SPC o órgão regulador e fiscalizador que exerce esse papel.

    Informações para a Imprensa

    Zenaide Azeredo

    (61) 2021-5113

    ACS/MPS

    • Publicações4944
    • Seguidores623236
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/previdencia-complementar-3-avanco-tecnologico-da-a-spc-agilidade-na-comunicacao-com-fundos/1961506

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)