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20 de Maio de 2024
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    Previdência faz atendimento itinerante em locais de difícil acesso

    As unidades móveis da Previdência Social têm garantido o atendimento previdenciário ao cidadão brasileiro, independentemente de onde ele esteja. Os PREVBarco e PREVMovel do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) proporcionam maior comodidade ao segurado residente em locais de difícil acesso, levando até ele os serviços e facilidades que fizeram do Instituto uma referência de atendimento público de qualidade ao longo dos seus 20 anos.

    O INSS mantém em operação quatro Unidades Flutuantes de Atendimento (PREVBarcos), que atendem às comunidades rurais, ribeirinhas, extrativistas, aldeias indígenas e quilombolas do Amazonas, Pará e Rondônia. Por via terrestre, 68 unidades do PREVMovel visitam municípos que não possuem Agências da Previdência Social fixas, em 25 estados.

    Tanto os navios que percorrem os rios da Região Norte quando os carros que atravessam o interior do país são equipados com a mais moderna tecnologia para oferecer ao cidadão todos os serviços disponíveis nas agências fixas do INSS. Os PREVBarcos, por exemplo, oferecem salão de espera climatizado aos segurados e conexão via satélite com os sistemas da Previdência Social, permitindo assim o atendimento imediato, a exemplo da concessão de benefícios em até 30 minutos.

    Da mesma forma os veículos terrestres também trabalham on line, garantindo que o atendimento seja realizado na hora, sem que o segurado precise levar qualquer processo para ser concluído em uma unidade fixa.

    Facilidade As unidades móveis de atendimento (PREVBarcos e PREVMoveis) facilitam bastante a vida dos cidadãos residentes em localidades de difícil acesso. Na maioria dos casos, a Agência da Previdência Social mais próxima está muito distante do local na Região Norte, pricipalmente. Os habitantes do município paraense de Juruti, por exemplo, residem a 848 quilômetros da APS mais acessível, um percurso que consome 18 horas de viagem pelo Rio Amazonas. Os segurados de Caroebe, em Roraima, percorrem 351 quilômetros até a unidade de Boa Vista.

    As longas distâncias obrigam o segurado a realizar viagens cansativas e onerosas sempre que têm uma demanda previdenciária. O que gera atrasos na resolução de seu problema. Muitos cidadãos, inclusive, não têm condições de realizar tais deslocamentos.

    "Tem segurado que nós atendemos que em toda a vida nunca foi à cidade. Não sei o que seria dessas populações sem o PREVBarco, porque nossa região não tem estradas, apenas rios. A cidade mais próxima de Santarém fica a seis horas de navegação", afirma a chefe da unidade flutuante de Santarém, Anne Nazaré Guedes, demonstrando porque a criação do atendimento itinerante é uma das grandes conquistas dos 20 anos do INSS.

    Barco Os PREVBarcos são a alternativa utilizada pelo INSS para promover a interiorização do atendimento na Região Norte, indo a localidades onde só é possível chegar por meio da navegação fluvial. A grande distância dos centros urbanos e a dificuldade de transporte é a principal barreira para os segurados desses locais terem acesso aos serviços previdenciários.

    Os roteiros dos PREVBarcos são definidos de acordo com a demanda e as condições de navegabilidade dos rios em cada época. Todos os navios partem com uma equipe média de seis servidores administrativos, um médico perito e um assistente social. A capacidade varia de acordo com cada unidade (os navios têm tamanhos diferentes) mas, a cada viagem, são realizados de 1,5 mil a 2,5 mil atendimentos. No ano passado, os três PREVBarcos até então em operação realizaram, juntos, 30,7 mil atendimentos. No quarto PREVBarco, o de Manaus, entregue à população no início deste ano, foram feitos no primeiro semestre 10,7 mil atendimentos.

    PREVMovel Os PREVMoveis foram criados em 1999 sob a inspiração da Unidade Móvel da Gerência do INSS de Pelotas, no Rio Grande do Sul, idealizada pelo servidor Tomaz Soares Vieira. Na época, a unidade de Pelotas funcionava, com sucesso, havia três anos, e Tomaz foi convidado a modernizar o projeto e levá-lo para todo o Brasil. Ele foi auxiliado pelas servidoras Maria Lúcia Olicheski de Moraes e Sinara Aparecida Pastório.

    O PREVMovel completou 10 anos em 2009. O INSS efetuou a troca de 80% da frota de 68 carros em 2008, adquirindo veículos mais robustos, com tração nas quatro rodas, o que permitiu ampliar o atendimento para localidades onde o acesso é mais difícil. Cada carro sai com, no mínimo, dois servidores, e capacidade de atendimento é de quase quatro mil procedimentos por mês.

    O percurso dos PREVMoveis é definido pelas gerências do INSS, com base no levantamento dos segurados que procuram as APS fixas e não residem próximo a elas. O cronograma de atendimento é feito a cada início de semestre, para os períodos de fevereiro a junho e de agosto a novembro. As datas e o itinerário são amplamente divulgados na região.

    Fusão - O INSS foi criado em 27 de junho de 1990, por meio do Decreto nº 99.350, assinado pelo então presidente Fernando Collor de Melo. O novo órgão, autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), era o resultado da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

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